Uma ação conjunta entre o deputado estadual Goura (PDT) e a prefeitura de Piraquara reuniu cerca de 50 pessoas, a maioria migrantes e refugiados, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Guarituba. O objetivo foi ouvir as demandas da população que vive na Comunidade Andorinhas, localizada no mesmo bairro.
Ao final da reunião, realizada na terça-feira (23), Goura acompanhou o prefeito Marcus Tesserolli (Marquinhos) em uma visita à comunidade. De acordo com informações da prefeitura, estima-se que a população da comunidade esteja entre 3 mil a 5 mil pessoas.
Localizada em uma região periférica, a comunidade se formou a partir de uma ocupação que se iniciou em 2018. De lá para cá vem aumentando e hoje conta com sete ruas, sendo o local escolhido pela maioria de migrantes e refugiados que vivem em Piraquara.
Entre as demandas apresentadas pela população estão moradia popular, água, energia, asfalto e regularização fundiária.
“As nossas encomendas não chegam até nós porque não temos CEP (Código de Endereçamento Postal)”, disse uma moradora.
Acolhimento do poder público
Durante a conversa com moradores e moradoras, Goura falou da importância do diálogo com o poder público como sinal de acolhimento.
“É um privilégio como cidadãos vocês estarem aqui tendo esse diálogo direto com o prefeito, que é a autoridade máxima do município, quando o mundo todo está com discurso de ódio aos migrantes”, disse.
Goura acrescentou que também atua com várias ações no fortalecimento da luta dos migrantes e refugiados.
“Temos dentro do mandato a Laurette Bernadin, que é haitiana e minha amiga de longa data, e está fortalecendo as ações para construir uma Curitiba e uma Piraquara mais justas”, disse ao destacar que no dia 19 de novembro será realizada uma grande audiência pública com representantes de todos os órgãos responsáveis pela regularização de pessoas migrantes.
“Nesse dia também lançaremos uma cartilha exclusiva para migrantes e refugiados com todas as informações para sua documentação regular”, contou Goura.
Prefeitura atenta às demandas
O prefeito Marquinhos (PSD) falou sobre a necessidade de estabelecer uma relação de confiança entre os moradores da Comunidade Andorinhas e a prefeitura.
“Estive lá algumas vezes e percebi que vocês têm algum receio em nos receber por medo da prefeitura. Quero que vocês tenham confiança na gestão municipal. O que nós pudermos fazer para que vocês possam fazer as coisas da maneira correta, nós vamos fazer”, disse.
E acrescentou: “o que pudermos fazer para urbanizar, dar mais estrutura, saúde, educação, nós vamos fazer. Porque nossa obrigação é cuidar das pessoas que moram na nossa cidade e não atrapalhar a vida de ninguém. Por isso precisamos saber quais são as demandas de vocês.”
Participações
Também acompanharam as atividades a secretária de Cultura e Igualdade Racial, Adriana Patrícia Viana Rocha; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Shuélen Theodoro Martins de Lima; o secretário de Planejamento, Girlei Eduardo de Lima, o secretário de Meio Ambiente, Jean Carlos Padilha; a assessora parlamentar e presidenta da Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil (ASHBRA), Laurette Bernadin, e o assessor parlamentar e advogado em Direitos Humanos Marcel Jeronymo.
Veja fotos das atividades na Comunidade Andorinhas no link abaixo.