A noite de segunda-feira (1) foi marcada pela valorização e reconhecimento da importância da cultura no Paraná. Por iniciativa do deputado estadual Goura (PDT), o Teatro José Maria Santos foi palco da entrega de Menções Honrosas para várias instituições, coletivos, trabalhadoras e trabalhadores que movimentam o setor cultural em todo o estado.
“Fazer essa homenagem aqui no Teatro é uma forma também de demonstrar o reconhecimento e fortalecer a construção coletiva e democrática dos trabalhadores e das trabalhadoras da cultura. Este ano completamos oito anos de mandato e a nossa luta é para ter uma política cultural cada vez mais forte e inclusiva em todo o estado porque sabemos que cidades onde têm cultura na rua são cidades seguras”, ressaltou Goura.
A produtora cultural Roberta Cibin e o ator e secretário do Sindicato de Artistas e Técnica em Espetáculos de Diversões do Paraná (Sated), Adriano Petermann, foram os organizadores do evento e destacaram a necessidade de discutir políticas públicas de incentivo e fomento ao cultural em Curitiba e no estado.
“Hoje, estamos aqui não apenas para reconhecer essas contribuições, mas também para trocar ideias sobre como podemos trabalhar juntas e juntos para construir um futuro mais promissor para a cultura paranaense”, observou Roberta.
“O Paraná é um estado reconhecido por sua diversidade cultural vibrante. No entanto, sabemos que a gestão cultural enfrenta desafios significativos que precisam ser abordados para garantir o desenvolvimento contínuo e sustentável do nosso setor”, completou Adriano.
O que esperar para um futuro próximo
Ao longo da noite foram entregues 50 Menções Honrosas. Cada pessoa ou entidade que recebia a homenagem era convidada a falar sobre seu desejo futuro para o setor cultural.
E, assim, pouco a pouco, sob diferentes perspectivas, foi sendo composta uma lista de anseios e sugestões para o fortalecimento da cultura no Paraná, que abrange desde o sonho de criação de escolas de artes nos 75 bairros de Curitiba até a construção da Casa dos Artistas do Paraná.
Segue abaixo um resumo dos principais apontamentos:
- mais atividades culturais e mais integração entre as diversas linguagens;
- busca por formatos de políticas públicas que sejam transversais e horizontalizadas e valorizem todas as linguagens culturais;
- valorização dos espaços culturais independentes e pequenos eventos;
- incentivo para produção cultural com a implantação de políticas públicas continuadas;
- produção cultural mais inclusiva para a abraçar as diversas formas de existência;
- leis que garantam investimento em cultura, com maior orçamento e transparência na aplicação dos recursos;
- maior inserção de pessoas pretas no cinema; valorização e incentivo aos jovens que fazedores de cultura;
- valorização da arte da periferia;
- políticas públicas de fomento à profissionalização de cultura e valorização do conhecimento de artistas locais nas curadorias;
- criação de políticas públicas de previdência social para artistas idosos;
- políticas afirmativas e estruturantes para o povo negro;
- cultura como contraturno para as crianças; projetos permanentes para cineclubes;
- valorização da fotografia como um instrumento de transformação social;
- garantia de direitos e oportunidades para todas as crianças;
- valorização da produção cultural curitibana;
- arte como um instrumento de sustentabilidade.
O presidente do Sated, Adriano Esturilho, agradeceu a iniciativa do deputado Goura e afirmou que “o apoio que Goura tem dado à cultura é a maior homenagem”.
Durante o evento de entrega das homenagens, o público pode assistir apresentações culturais dos coletivos J.A.C – Júri de Atitude Consciente e da Trupe Periferia.
Veja as fotos do evento no link abaixo: