Mandato Goura

Goura participa de lançamento de livro sobre plataformização da educação no Paraná

O deputado estadual Goura participou do lançamento do livro “Plataformização, Militarização e Privatização”, que aborda o adoecimento de trabalhadores da educação no Paraná, neste sábado (12), no CCP – Cajuru, em Curitiba.

 

Goura escreveu a apresentação da obra, que é de autoria de Geraldo Balduino Horn, Rossano Raflle Sczip, Clarice Martins de Souza Batista e Antonio Djalma Braga Junior e outros colaboradores. (Veja a lista completa abaixo)

 

“Este livro é muito importante para subsidiar as discussões sobre a atual situação de adoecimento e exploração do trabalho de professores e servidores da educação pública do Paraná”, destacou o deputado.

 

Audiência pública

 

“Este livro é consequência direta de uma sequência de atos públicos e institucionais que começaram na Assembleia Legislativa do Paraná e seguiram até o Ministério Público do Paraná”, enfatizou Goura.

 

Em 9 de junho, o Mandato Goura, em parceria com movimento M29 e a Assembleia legislativa, promoveu a Audiência pública ”Adoecimento de Servidores e Educadores da Rede Pública do Paraná”, que denunciou as graves consequências dos impactos da plataformização, militarização e privatização na educação no Paraná.

 

O deputado explicou que a continuidade do processo de denúncia sobre adoecimento crescente dos profissionais de educação da rede estadual se deu na reunião do dia 27 de junho, com o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

 

“É a continuidade de um processo que não aceita silenciar diante do adoecimento crescente dos profissionais de educação da rede estadual que denunciamos ao procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, conjuntamente com representantes de sindicatos, grupos de pesquisa e movimentos da educação”, destacou Goura.

 

Autores do livro

 

“Este livro, escrito por integrantes do M29 e outros colaboradores, traz à tona questões cruciais dos trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede pública paranaense que precisam ser debatidas e enfrentadas coletivamente”, destacou o professor Geraldo Balduino Horn, doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, idealizador do livro.

 

 

Na audiência pública, o professor apresentou a proposta de criação de comitês de acolhimento e orientação a educadores e estudantes do Paraná.

 

“Agora, com este livro, convocamos professores e funcionários a se unirem em prol da valorização profissional e por condições dignas de trabalho, consequentemente, por uma escola pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada”, convocou.

 

A professora de Português na rede estadual do Paraná, Julia Rinaldin Silveira, disse que o livro “Plataformização, Militarização e Privatização” é uma denúncia e um resgate do que se tem feito nos últimos governos com a educação no Paraná.

 

“Com o governo Ratinho Jr, a gestão da educação pública do Paraná se transforma num verdadeiro laboratório do mal para o Brasil. Por isso, esse livro serve para ajudar a mobilizar a categoria contra esse processo de plataformização que nos adoece e explora cada vez mais”, denunciou.

 

 

Agradecimentos

 

“Quero, antes de tudo, agradecer o convite para escrever a apresentação do livro. Quero reafirmar que o nosso mandato está à disposição de todos aqueles que têm compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e democrática para todos”, disse Goura.

 

“A conjuntura atual exige esforços de união e trabalho que transcendem questões políticas e ideológicas. É uma luta para reverter o atual modelo de precarização e privatização da educação pública no Paraná”, concluiu.

 

Editora e conteúdo

 

O livro é uma publicação da Platô Editorial e pode ser adquirido pelo mlink: https://platoeditorial.com/product/plataformizacao-militarizacao-e-privatizacao/.

 

Confira abaixo os temas por capítulo e seu respectivos autores:

 

  • Introdução: Adoecimento e morte dos(as) professores(as): entre a espada e o fio da navalha
    • Geraldo Balduino Horn
  • Capítulo 1: A saúde mental dos(das) docentes da rede pública paranaense
    • Everton Marcos Grison, Geraldo Balduino Horn
  • Capítulo 2: Vozes do chão da escola em denúncia: a necessidade de superar o sindicalismo
    • Rossano Rafelle Sczip
  • Capítulo 3: Organização do trabalho pedagógico: plataformas, currículo oculto e direito à educação
    • Clarice Martins de Souza Batista
  • Capítulo 4: A militarização das escolas enquanto política de adoecimento e assédio moral de professores(as) no estado do Paraná
    • Esion Fernando de Freitas
  • Capítulo 5: A reforma do ensino médio e a privatização da educação: expansão da privatização e controle dos processos pedagógicos
    • Renata Peres Barbosa, Natália Alves
  • Capítulo 6: A experiência do Observatório Nacional de Educadoras(es) em Defesa da Educação Democrática no contexto brasileiro
    • Jéssica David, Lígia Ziggiotti, Renata Aquino
  • Capítulo 7: O processo seletivo simplificado (PSS) e a contratação de professores no Paraná
    • Julia Rinaldin Silveira
  • Capítulo 8: O processo de terceirização na educação pública e a precarização das condições de trabalho docente: uma intervenção na audiência pública
    • Luciano Egidio Palagano
  • Capítulo 9: A desumanização e o adoecimento docente no gerencialismo empresarial
    • Regis Clemente da Costa
  • Capítulo 10: Escolas que matam: o dia a dia mortificado de quem trabalha no chão das escolas públicas paranaenses
    • Thais Catharin
  • Capítulo 11: Adoecimento docente e direitos humanos: a autonomia pedagógica na superação da sociedade do cansaço
    • Antonio Djalma Braga Júnior, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues
  • Capítulo 12: A luta pela gestão democrática e humanizada e por um ambiente educacional que promova a paz e bem-estar para os estudantes e saúde mental para os(as) professores(as)
    • Ana Júlia Ribeiro, Elisson Mildemberg
  • Capítulo 13: Para muito além das audiências públicas: resistir, ocupar e reagir!
    • Geraldo Balduino Horn, Sebastião Donizete Santarosa
  • Capítulo 14: Manifesto do Movimento Vinte e Nove de Abril – M29: em memória, em luta, em solidariedade e em direção ao futuro.
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