O deputado Goura (PDT) se reuniu, nesta terça-feira (8), com o secretário do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), o diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado, para tratar sobre as demandas da comunidade haitiana.
Juntamente com a presidenta da Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil (ASHBRA), Laurette Bernadin Louis, e demais representantes da associação, Goura solicitou o apoio do Erepar para fazer a interlocução com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a comunidade haitiana.
Entre as pautas estão a liberação de visto para reunião familiar; os vistos para estudantes haitianos aprovados no Brasil; a autenticação de documentos estudantis e a aplicação da Portaria Interministerial MJSP/MRE N.° 51/24, que trata da concessão de vistos temporários e autorizações de residência por acolhida humanitária.
O diplomata Paulo Machado assegurou que vai encaminhar as demandas da comunidade haitiana ao MRE. “É importante que nos tragam essas demandas para que possamos repassar ao ministério e dar continuidade a esse diálogo”, afirmou.
Goura ressaltou que várias reivindicações da comunidade migrante chegam ao mandato. “Estamos definindo pautas comuns e encaminhando aos órgãos públicos que atuam na questão. Queremos, com isso, garantir a efetivação das políticas públicas voltadas a essa população que tem crescido no estado”, disse.
Saiba mais sobre a atuação do mandato na pauta dos migrantes no link abaixo: