O deputado estadual Goura (PDT) conheceu, nesta terça-feira (4), o sistema de transparência pública do Estado do Paraná. Recebido pelo controlador-geral do Estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, o deputado conheceu as principais ações implementadas para garantir a transparência e combate à corrupção.
Raul Siqueira explicou ao deputado que os sete pilares que norteiam a atual gestão da Controladoria-Geral do Estado (CGE) se consolidam em coordenadorias: Controle Interno, Integridade e Compliance, Transparência e Controle Social, Desenvolvimento Profissional, Corregedoria, Observatório de Despesa Pública e Ouvidoria.
Siqueira também informou ao deputado que 0 Fundo Estadual de Combate à Corrupção (https://www.cge.pr.gov.br/Pagina/Fundo-Estadual-de-Combate-Corrupcao-Legislacao), de acordo com a legislação aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), possui recursos que podem ser destinados para o apoio aos municípios do Paraná no desenvolvimento de ações de prevenção e combate à corrupção.
Segundo Raul Siqueira, o sistema possui total transparência na aplicação desses recursos, uma vez que todos os extratos são públicos e podem ser acessados por meio da plataforma da CGE no seguinte endereço: https://www.cge.pr.gov.br/Pagina/Extratos-Conta.
O deputado consultou, ainda, sobre como a CGE pode ajudar com relação às peças orçamentárias aprovadas na ALEP, onde as emendas dos deputados são muitas vezes “decorativas”. Raul informou que o Controle Interno já atua informando às secretarias os orçamentos não executados, mas que também pode ser acionada para verificar casos como os relatados.
Por fim, o controlador-geral apresentou o Controla Paraná (www.controlaparana.pr.gov.br), um fórum que nasceu por iniciativa da CGE para unir as prefeituras na busca por um Estado mais íntegro e combativo contra a corrupção. Segundo Siqueira, a Prefeitura de Curitiba aderiu só recentemente.
Fotos: Gabrielly Pontes/CGE