Nesta terça-feira (10), às 9 horas, o deputado Goura (PDT) promove audiência pública com o tema “Paraná Quilombola: história, cultura e resistência”. A audiência será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Assembleia Legislativa.
Na mesma ocasião, o mandato Goura lança a cartilha “Paraná Quilombola”, que conta a história de resistência desses povos, que até hoje sofrem com a grilagem de terras, pressão de madeireiros e a falta de políticas públicas que garantam o básico como energia elétrica e saneamento.
Goura tem apoiado e defendido amplamente os direitos das comunidades tradicionais, o acesso a seus territórios originais, a preservação de sua cultura e políticas pública que fomentem a geração de renda.
O Paraná é o estado mais negro da região Sul, com 31,1% da nossa população autodeclarada preta ou parda, segundo dados do IBGE de 2017.
“O racismo estrutural da sociedade ajuda a explicar a falta de conhecimento e de reconhecimento de grande parte da nossa população sobre as culturas tradicionais, em especial as de matriz africana”, afirmou Goura ao falar sobre a importância das ações de reconhecimento e valorização dessa população, de combate ao racismo estrutural e de fortalecimento de políticas públicas.
Já confirmaram a participação na audiência pública:
Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (FECOQUI), com a presença da secretária geral, Carla Galvão, do Quilombo João Surá;
Defensoria Pública da União, com a presença da defensora pública federal e coordenadora do Grupo de Políticas Etnorraciais da DPU, Rita Oliveira;
Ministério Público do Paraná, com a presença da promotora de justiça Caroline Franceschi;
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), com a presença da Ana Maria Santos, do Quilombo Invernada Paiol de Telhas;
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/EMATER), com a presença da engenheira agrônoma Leila Klenk;
Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), com a presença do assessor Denis Laurindo.
Também foram convidados a participar: Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir); Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR; entre outras lideranças e instituições ligadas ao tema.
Paraná Quilombola
O mandato Goura vem acompanhando e desenvolvendo várias ações junto às comunidades quilombolas no Paraná. E para dar visibilidade ao histórico de lutas e conquistas, às suas demandas e potencialidades.
Uma primeira audiência foi realizada em 16 de novembro de 2021. O evento reuniu lideranças de quilombos que representaram as quase 100 comunidades quilombolas paranaenses.
“Desde o início do nosso mandato na Assembleia Legislativa do Paraná estamos conhecendo a realidade desses povos tradicionais e buscando formas de fazer o poder público chegar às comunidades”, frisou, Goura.
Nesse sentido, o mandato aposta no Turismo de Base Comunitária (TBC), no fomento à agroecologia e ao turismo de natureza como oportunidades para trazer renda e desenvolvimento sustentável a regiões como o Vale do Ribeira, o litoral do Paraná e outras regiões com forte presença de comunidades tradicionais.