Ponte do Arco da Estrada da Graciosa, em Quatro Barras, recebe nome em homenagem a Nelson Mandela

A Ponte do Arco que fica na Estrada da Graciosa, em Quatro Barras, passa a se chamar “Ponte do Arco – Nelson Mandela”. A homenagem ao líder sul-africano na luta contra o sistema de segregação racial Apartheid foi oficializada em cerimônia, neste sábado (19), que contou com a presença do prefeito Ângelo Andreatta (Lara), do deputado estadual Goura (PDT) e de representantes do PDT Negro.

“É um gesto simples, mas de grande valor simbólico para relembrar a importância do combate ao racismo e o fortalecimento das pontes de irmandade entre os povos”, disse Goura no descerramento da placa que registra a homenagem a Nelson Mandela.

A iniciativa teve origem no Projeto de Lei 444/2020, de autoria do deputado Goura, que foi arquivado na Assembleia Legislativa do Paraná porque a ponte é de responsabilidade do município, e depois foi aprovada por lei na Câmara Municipal de Quatro Barras.

O deputado explicou que seu mandato propôs o nome a uma ponte projetada pelos Irmãos Rebouças, os primeiros engenheiros negros do Brasil e militantes da luta abolicionista brasileira, como parte de um esforço mundial proposto pela Ubuntu Global Network, que consiste em nomear pontes pelo mundo inteiro com o nome de Mandela, que foi um grande humanista, defensor dos Direitos Humanos e da reconciliação dos povos.

“Não é apenas para recordar o passado que fizemos esta homenagem. É também para nos lembrar que o racismo é hoje, infelizmente, algo a ser combatido”, afirmou Goura. Mandela foi um construtor de pontes. Precisamos construir pontes de irmandade, da fraternidade para combater o preconceito e o racismo que ainda existe em nossa sociedade”.

Mandela vive

O aniversário de Nelson Mandela (18 de julho) foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2009, como Dia Internacional Nelson Mandela, quando diversas homenagens são realizadas, a exemplo da proposta pelo deputado Goura, que recebeu também a adesão de vários parlamentares.

Mandela (1918-2013) foi presidente da África do Sul. O líder do movimento contra o Apartheid – legislação que segregava os negros no país, foi condenado em 1964 à prisão perpetua só foi libertado em 1990. Depois eleito presidente do país e governou de 1 994 a 1999.

Um dos símbolos dos Direitos Humanos mais reconhecidos do século XX, Mandela, com sua luta pela liberdade do seu povo, inspirou os defensores dos Direitos Humanos em todo o mundo. Ele recebeu o “Prêmio Nobel da Paz”, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial.

 

#mandelabridge #pontemandela #mandatogoura #quatrobarras #estradadagraciosa