Mandato Goura

Respeitar, apoiar e participar – As ações do Mandato Goura no 8M

O Dia Internacional da Mulher (8 de Março – 8M) é um dia de luta. Luta por direitos, luta por espaço, luta por igualdade, luta por respeito. Compreendendo a importância da pauta, o Mandato Goura se fez presente em vários eventos, rodas de conversas, manifestações e discussões alusivas ao 8M.

Um vídeo protagonizado pelas mulheres que trabalham no mandato e o gif “Todo corpo importa” marcaram a importância de se promover esta luta.

Mulheres do PDT

No sábado (7), a terapeuta ocupacional, Isabela Perotti, participou do evento “Elas na Política”, realizado pela Juventude Socialista do PDT de Curitiba. Várias mulheres falaram sobre a importância da participação feminina na política. O evento também marcou a filiação de novas mulheres ao PDT Curitiba.

Segundo ela, o Mandato Goura trabalha várias pautas voltadas para a mulher. Entre elas, a luta contra a violência obstétrica, os direitos LGBT+ e outras relacionadas à questão de gênero.

“Recentemente, o mandato iniciou um debate sobre a menarca (fase da primeira menstruação). É importante lembrar o quanto isso afeta a participação das mulheres nas atividades sociais, educacionais, esportivas e políticas”, comentou Isabela.

Marcha 8M

No dia 8, domingo pela manhã, integrantes do Mandato Goura participaram da “Marcha 8M – As Mulheres da Favela Exigem Paz”, que pela primeira vez aconteceu fora da região central de Curitiba, e foi realizada no Bairro Parolin pela Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana.

A arquiteta urbanista, Luza Basso, participou da marcha com o grupo de capoeira do qual é integrante. “A mulheres do grupo se uniram para fazer uma orquestra de berimbaus durante a caminhada. A ideia foi somar na luta e levar também a questão do toque do berimbau que simboliza uma questão de resistência, de saberes tradicionais, saberes da cultura popular brasileira”, contou ela.

O jornalista do mandato, Carlos Kaspchak, também participou da marcha. Ele registrou vários momentos da caminhada e conversou com as lideranças feministas presentes ao ato. “A revolução será feminista. Toda e qualquer luta por direitos e justiça tem as mulheres como protagonistas. Foi o que vimos nesta marcha”, disse.

8M em S. J. dos Pinhais

No domingo à tarde, o evento “Enraizar os direitos da mulher” marcou o 8M em São José dos Pinhais. A administradora Daniela Ferraz, coordenadora de projetos do Mandato Goura, participou do ato.

“O evento contou com a presença de mulheres de diversas entidades. Independente de ideologia, todas estavam unidas no objetivo de somar para que todas sejam respeitadas, para que haja mais sororidade e para que, coletivamente possamos conquistar a equidade de gênero”, ressaltou.

Dia de Rainha

O Mandato Goura também esteve presente em rodas de conversa sobre questões de saúde da mulher, menstruação, cuidados pós-violência, rede de apoio e sororidade no “Dia de Rainha”, projeto que consiste na união de um grupo de voluntárias que desenvolvem ações de valorização das mulheres em situação de rua. O ato aconteceu na Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba.

Mulheres e Cidades inclusivas

Nesta segunda-feira (9), foi realizada, na Assembleia Legislativa, a audiência pública “Mulheres e Cidades Inclusivas”, promovida pelo Conselho Regional de Arquitetura (CAU-PR), pela deputada Mabel Canto e pelos deputados Ademir Traiano e Goura.

Projeto de lei

Ainda sobre a pauta da Mulher, Goura assinou juntamente com a deputada Luciana Rafagnin, o projeto de lei (350/2019) que trata do acolhimento das mulheres em situação de violência nas dependências das delegacias do estado do Paraná.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo