Mandato Goura

“Temos que contrapor nossa agenda positiva contra a antipolítica ambiental do governo Bolsonaro”, diz Goura em evento on-line

Ou nós mudamos este atual modelo de desenvolvimento econômico predatório da natureza ou teremos que conviver cada vez mais com crises como a sanitária provocada pelo novo coronavírus, que desencadeou a maior pandemia dos últimos 100 anos no mundo.

Esta foi a conclusão unânime dos participantes do debate sobre Políticas Ambientais promovido pelo Violações & Retrocessos, que reuniu, na noite desta segunda-feira (8), o deputado estadual Goura (PDT-PR), a ativista de direitos humanos e indígenas Sônia Guajajara, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Federal Alessandro Molon (PSB-RJ). O debate foi mediado pelo estudante de direito Matteus Henrique da UFPR.

Assista abaixo ao debate promovido pelo Violações & Retrocessos

Contexto

Os dados de desmatamento no Brasil reforçam esta percepção de que o modelo econômico deve ser transformado com urgência. Nos primeiros quatro meses de 2020, o desmatamento na Amazônia aumentou 55% em relação ao mesmo período do ano passado. E a mesma destruição se registrou com relação à Mata Atlântica, que no período entre 2018 e 2019, cresceu 27%.

Os debatedores destacaram que o governo Bolsonaro não tem política ambiental propriamente dita e sim uma antipolítica ambiental, pois promove o desmonte dos órgãos ambientais, de fiscalização e promove ações de desrespeito à legislação como ocupação de área indígenas, de queimadas e de invasões de terras públicas. Além de criticarem duramente o atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Pauta positiva

“Quero dizer que concordo com as colocações dos ilustres participantes desse debate e aproveitar pra dizer que admiro todos por suas posturas e lutas em defesa do meio ambiente e das pessoas”, disse Goura no início do debate. “E quero reforçar que temos que avançar. Fazer valer as nossas pautas positivas em relação ao meio ambiente.”

Goura destacou o diagnóstico de que o modelo econômico baseado na exploração irracional do meio ambiente não só provoca crises como a da covid-19, mas perpetua todo um sistema de desigualdades e de injustiças sociais no mundo todo.

“Precisamos sair das palavras para a ação. Claro que temos que criticar o atual modelo e mostrar o quanto ele é nefasto para a sociedade e para o planeta. Mas também temos que mostrar para as pessoas que existem alternativas. Que há outros modelos baseados na sustentabilidade e na solidariedade”, afirmou.

Goura citou como exemplo o modelo de desenvolvimento desenvolvido pelo economista Ernst Friedrich Schumacher, autor do livro O Negócio é ser Pequeno (Small Is Beautiful: Economics as If People Mattered). “Ele critica e diz que a economia é insustentável quando o crescimento econômico é visto como medida de desenvolvimento, como se os recursos naturais fossem infinitos. E não são”, explicou Goura.

Dharma

O deputado concluiu sua participação falando sobre o significado da palavra dharma em sânscrito. “Esta é uma das palavras mais incríveis do sânscrito, que significa harmonia. Mas que também significa que nós temos nossas responsabilidades sociais, pois dharma também significa missão, dever”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo