Você gostaria que o transporte público nas grandes cidades brasileiras fosse gratuito? Que a tarifa fosse zero? Que o passe fosse livre? E que essa proposta possa ser uma realidade e uma política pública do Governo Federal?
Para que isso aconteça é preciso votar na plataforma digital Brasil Participativo para que a proposta da Tarifa Zero seja incluída no Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), que define metas, diretrizes e programas do Governo Federal para os próximos quatro anos.
Vote Tarifa Zero
“Vote na proposta da Tarifa Zero que protocolamos na plataforma Brasil Participativo e ajude a construir uma política pública de tarifa zero universal gratuita e subsidiada pelo governo nas grandes cidades brasileiras”, destacou o deputado Goura (PDT). A proposta tem como título: “Política nacional de tarifa zero no transporte público, com prioridade para as regiões metropolitanas.”
Prazo vai até domingo (16)
Para que a Tarifa Zero seja incorporada ao PPA 2024-2027 é preciso acessar a plataforma Brasil Participativo, que está aberta a qualquer usuário que possua conta gov.br, até às 22 horas, deste domingo (16), clicando neste link. https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/3051.
Entre as mais votadas
Goura explicou que os autores das cinco propostas mais votadas pela população serão convidados para um fórum que será realizado em Brasília em agosto.
“As propostas e os programas mais apoiados pela população serão analisados pelo governo federal. Precisamos que as pessoas votem na plataforma Brasil Participativo para que a Tarifa Zero fique entre as cinco mais votadas”, alertou Goura.
Cidadania plena
“A Tarifa Zero é uma proposta para permitir um exercício mais pleno da cidadania. Com ela, podemos ampliar o acesso ao emprego, educação, lazer e religião, a democratização do espaço público, a diminuição da emissão de carbono, a redução da poluição do ar e do número de acidentes de trânsito”, destacou Goura.
Transporte é direito
“Estamos dedicados a essa causa da Tarifa Zero que pode ser muito importante para o desenvolvimento econômico e social do país. O transporte é um direito e deve ser priorizado como política pública, por meio de um Sistema Único de Mobilidade”, disse Goura.