Mandato Goura

Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) precisa de apoio

“Humanizar o tratamento do câncer para crianças e adolescentes.” Essa é a missão da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), uma instituição com sede em Curitiba e que atende atualmente 50 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos e seus familiares. 

 

O deputado estadual Goura (PDT), a convite do Dr. Marcelo Leitão, visitou, no dia 7 de dezembro, a Casa de Apoio e a Sede Administrativa da instituição para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela APACN.

 

Fundada em 1983, a partir da união de médicos e de pais de crianças com algum tipo de câncer, a APACN é a primeira instituição brasileira a amparar crianças e adolescentes com a doença. A associação possui três unidades em Curitiba e acolhe famílias que não têm condições financeiras de custear moradia, hospedagem ou locomoção.

 

“A APACN realiza um trabalho muito importante, que faz a diferença na vida de muitas famílias que já estão sensibilizadas pela doença. Aqui elas recebem todo o acolhimento para que possam acompanhar o tratamento das crianças e adolescentes do início ao fim”, afirmou Goura.

 

 

Projetos

O cardiologista e médico do esporte, Marcelo Leitão, desenvolve um trabalho de exercícios físicos para atenuação dos efeitos negativos da medicação junto à APACN. 

 

A associação também promove o transporte diário das crianças aos hospitais, oferece alimentação, hospedagem comum e especializada para crianças transplantadas, acompanhamento educacional, atividades musicais e de lazer. Tudo isso acompanhado das famílias que vêm de toda parte do Brasil. 

 

Durante a visita, o deputado Goura além de conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido, pode conversar com algumas mães de pacientes e com a diretoria da APACN. 

 

A associação é a única a oferecer educação pedagógica. Para isso, conta com um coordenador e três professores cedidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEED). A equipe é responsável pela escolarização das crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar as salas de aulas convencionais. 

 

Além da escolarização, a APACN conta com projetos de musicalização, aula de instrumentos, educação física, social e de economia solidária. Esses projetos são mantidos com doações, emendas parlamentares e voluntariado.  Atualmente dos 250 voluntários inscritos, 150 são ativos. 

 

A APACN luta para que os municípios aumentem o valor destinado ao custeio da alimentação durante a viagem dos pacientes e familiares. Atualmente, os valores estão entre 20 e 50 reais por dia. 

 

Outra demanda da associação é a captação de recursos para a reforma dos quartos e para o projeto de cardioncologia com academia. Para isso, além dos parceiros, a APACN realiza um bazar permanente às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, busca emendas parlamentares, doações da comunidade e realiza campanhas de Natal e de material escolar.  

 

 

Estrutura

São três as unidades que compõem a estrutura da APACN:

Ambulatório Menino Jesus de Praga – Oferece, às crianças e aos adolescentes residentes na Casa de Apoio e aos pacientes de Curitiba e Região Metropolitana, pré-consultas, consultas, sessões de quimioterapia e medicações. Disponibiliza, ainda, atendimento psicológico, pedagógico e serviço social, fora do ambiente hospitalar, visando a humanização do tratamento aos casos que não necessitam de internamentos. Isso é possível devido ao convênio firmado entre a APACN e o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Casa de apoio e Sede Administrativa – Acolhe os pacientes que estão em tratamento e seus familiares sem custo nenhum e por tempo indeterminado. Ali recebem alimentação, produtos de higiene pessoal, vestuário, transporte e tudo que for necessário para otimizar o processo de tratamento.

 

CEGEMPAC – (Centro de Genética Molecular e Pesquisa de Câncer em Crianças) – Sua criação em 2002 tornou a APACN um centro de excelência a serviço da sociedade. Ele tem por objetivos desenvolver pesquisas sobre as patologias do câncer e encontrar recursos terapêuticos mais eficientes. Recebe apoio científico do St Jude Children’s Research Hospital (4º maior centro hemato-oncológico infantil do mundo) e beneficia os profissionais da área de saúde que desenvolvem projetos de mestrado e doutorado.

 

 

Mais informações 

Para saber mais sobre a APACN e saber como doar ou se voluntariar, acesse o site da instituição e as redes sociais ou entre em contato pelo telefone: (41) 3024 7475.

 

Site: http://apacn.com.br/ 

Facebook : https://www.facebook.com/APACNParana

Instagram: https://www.instagram.com/apacn.pr/

 

Para visitar o bazar, o acesso se dá pela Rua Araguaia, quase esquina com a Rua Oscar Schrappe Sênior, bairro Capão da Imbuia. 

 

Pontos de referências: ao lado do Agricer Supermercados ou quase em frente ao ponto final do ônibus da linha Araguaia que sai do Terminal Capão da Imbuia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo