O deputado Goura participou da Roda de Conversa I = I*, nesta quinta-feira (31), na sede do Grupo Dignidade, de debate sobre as propostas para a alteração da lei que trata da gratuidade do transporte coletivo intermunicipal para pessoas que vivem com HIV-Aids. Também foram assuntos da conversa as políticas públicas relacionadas.
*I = I significa: indetectável igual a intransmissível.
“Nosso mandato está debatendo a elaboração de um projeto de lei para alterar a legislação que regulamenta o acesso gratuito às pessoas que vivem com HIV-Aids com o objetivo de facilitar a concessão do benefício e diminuir a burocracia que envolve este procedimento”, explicou Goura.
Segundo o deputado, ficou definido que serão tomadas algumas medidas para se diagnosticar qual é a realidade envolvendo a gratuidade do transporte para essas pessoas junto aos órgãos públicos responsáveis. “URBS, Comec, secretarias municipal e estadual de saúde, empresas, todos serão consultados”, informou.
Goura escutou vários depoimentos dos participantes, que relataram as dificuldades de se conseguir o benefício entre outros problemas. “Esta é uma questão de direitos humanos e de dignidade da pessoa humana. Alguns contaram que sofrem discriminação e preconceito ao tentar obter ou renovar benefício. Vamos trabalhar para melhorar esta situação”, disse.
Os participantes também falaram sobre como a falta de acesso também afeta a adesão daqueles que se descobrem com HIV aos tratamentos de saúde e são afetados por outros problemas relacionados à saúde mental, que podem levar ao suicídio. “Reforço que este tema do acesso ao direito de se tratar é uma causa humanitária urgente.”