Mandato Goura

Edição especial do Paraná Bici Pré-COP30 acontece de 5 a 7 de novembro em Curitiba

O Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo – Paraná Bici de 2025 será uma edição especial Pré-COP30. O evento, que está em sua 3ª edição em Curitiba, será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR).

 

Com o tema “Pedalando pelo Clima”, o Paraná Bici Pré-COP30 vai discutir os desafios e os caminhos rumo a cidades mais pedaláveis no Paraná, tendo como fio condutor o debate sobre o enfrentamento da emergência climática. 

 

O Paraná Bici é o maior evento estadual sobre mobilidade urbana sustentável e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos técnicos sobre mobilidade urbana sustentável com base nos modelos de sucesso de planejamento urbanístico regional e mundial.

 

Serão três dias de atividades conduzidas por especialistas locais e nacionais, com troca de conhecimento sobre mobilidade urbana sustentável baseado em modelos de sucesso que podem inspirar novas iniciativas nas cidades paranaenses. (Veja programação abaixo).

 

A programação é totalmente gratuita e inclui certificado. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.ead.pr.gov.br/login/index.php.

 

O seminário é uma realização do mandato do deputado estadual Goura (PDT), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Escola de Gestão do Paraná, a Escola do Legislativo e o Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. O evento conta ainda com o apoio da Weefor e da OAB-PR.

 

Paraná como referência 

 

O deputado Goura explica que neste ano a intenção é estimular a formação de redes colaborativas entre governo, sociedade civil e setor privado; valorizar os aprendizados das edições anteriores de 2023 e 2024.

 

Além de impulsionar a criação de projetos-piloto ou planos de ação regionais, com monitoramento de resultados; e reforçar o papel do Paraná como referência nacional em ciclomobilidade.

 

“O desafio maior é aumentar a estrutura cicloviária nas cidades para incentivar o aumento no percentual de viagens de bicicleta no dia a dia”, disse Goura.

 

“Temos que pensar que a estrutura de bike para quem vai pra escola, para o trabalho, para quem vai se movimentar na cidade, vai gerar consequências diretas para quem vai viajar, para quem vai passear, para quem vai praticar o esporte e assim por diante”, ponderou Goura. 

 

Evento gratuito

 

O evento tem como foco servidores técnicos das prefeituras, parlamentares, profissionais e estudantes que atuam na área do planejamento urbano.

 

Como um evento gratuito de amplo alcance, preconizando iniciativas alinhadas entre conceito e ação, o Paraná Bici atende a seis Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 03, 07, 08, 09, 11 e 13), propostos pela Organização das Nações Unidas.

 

“A ciclomobilidade não é apenas uma forma de transporte, é uma ferramenta poderosa para promover a saúde, a equidade, a sustentabilidade e a coesão social nas comunidades”, ressalta Goura. 

 

Saiba mais sobre as edições anteriores do Paraná Bici aqui.

 

Confira a programação

Local: Auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná

 

Abertura – Dia 05/11 – Quarta-feira

 

18:30 – Credenciamento 

19:00 – Coquetel de abertura

19:30 – Mesa de abertura 

20:30 – Palestra Magna – a bicicleta no centro da agenda climática 

21:00 – Encerramento

 

Dia 06/11 – Quinta-feira

 

08:30 – Credenciamento 

09:00 – Painel 1 – Ciclomobilidade: transporte ativo, democrático e livre de emissões

10:30 – Intervalo coffee Break  + apresentação de trabalhos 

11:00 – Painel 2 – Pedal urbano: a cultura da bicicleta nas cidades

12:30 – Intervalo 

14:30 – Painel 3 –  Cicloturismo e pesquisa: pedalando nos territórios

16:00 – Intervalo coffee Break  + apresentação de trabalhos 

16:30 – Painel 4 – Ciclorrotas do Paraná

17:30 – Entrega dos prêmios “Melhores Práticas do Paraná”

18:00 – Encerramento 

 

Dia 07/11 – Sexta-feira

Local: Palácio Belvedere  Ruínas do São Francisco – Curitiba

 

17:00 – Lançamento Caderno Projeto Centro Vivo 

18:00 – Encerramento Cultural 

 

*Ao longo de todo o evento acontece uma feira de expositores, onde participam patrocinadores, apoiadores do evento e marcas de impacto do setor.

 

Dias 05 e 06/11

 

Feira de Expositores – Exposição de projetos e produtos do campo da bicicleta e do turismo.

18:30 – abertura 05/11

18:30 – encerramento 06/11

 

Apresentação de Trabalhos – Exposição de trabalhos acadêmicos e comunitários desenvolvidos na área da ciclomobilidade e cicloturismo.

08:30 – abertura 05/11

18:30 – encerramento 06/11

 

Atividade Cultural – Grafite ao vivo e exposição artística 

08:30 – abertura 05/11

18:30 – encerramento 06/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Ir para o conteúdo