O Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo – Paraná Bici de 2025 será uma edição especial Pré-COP30. O evento, que está em sua 3ª edição em Curitiba, será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR).
Com o tema “Pedalando pelo Clima”, o Paraná Bici Pré-COP30 vai discutir os desafios e os caminhos rumo a cidades mais pedaláveis no Paraná, tendo como fio condutor o debate sobre o enfrentamento da emergência climática.
O Paraná Bici é o maior evento estadual sobre mobilidade urbana sustentável e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos técnicos sobre mobilidade urbana sustentável com base nos modelos de sucesso de planejamento urbanístico regional e mundial.
Serão três dias de atividades conduzidas por especialistas locais e nacionais, com troca de conhecimento sobre mobilidade urbana sustentável baseado em modelos de sucesso que podem inspirar novas iniciativas nas cidades paranaenses. (Veja programação abaixo).
A programação é totalmente gratuita e inclui certificado. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://www.ead.pr.gov.br/login/index.php.
O seminário é uma realização do mandato do deputado estadual Goura (PDT), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Escola de Gestão do Paraná, a Escola do Legislativo e o Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. O evento conta ainda com o apoio da Weefor e da OAB-PR.
Paraná como referência
O deputado Goura explica que neste ano a intenção é estimular a formação de redes colaborativas entre governo, sociedade civil e setor privado; valorizar os aprendizados das edições anteriores de 2023 e 2024.
Além de impulsionar a criação de projetos-piloto ou planos de ação regionais, com monitoramento de resultados; e reforçar o papel do Paraná como referência nacional em ciclomobilidade.
“O desafio maior é aumentar a estrutura cicloviária nas cidades para incentivar o aumento no percentual de viagens de bicicleta no dia a dia”, disse Goura.
“Temos que pensar que a estrutura de bike para quem vai pra escola, para o trabalho, para quem vai se movimentar na cidade, vai gerar consequências diretas para quem vai viajar, para quem vai passear, para quem vai praticar o esporte e assim por diante”, ponderou Goura.
Evento gratuito
O evento tem como foco servidores técnicos das prefeituras, parlamentares, profissionais e estudantes que atuam na área do planejamento urbano.
Como um evento gratuito de amplo alcance, preconizando iniciativas alinhadas entre conceito e ação, o Paraná Bici atende a seis Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 03, 07, 08, 09, 11 e 13), propostos pela Organização das Nações Unidas.
“A ciclomobilidade não é apenas uma forma de transporte, é uma ferramenta poderosa para promover a saúde, a equidade, a sustentabilidade e a coesão social nas comunidades”, ressalta Goura.
Saiba mais sobre as edições anteriores do Paraná Bici aqui.
Confira a programação
Local: Auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná
Abertura – Dia 05/11 – Quarta-feira
18:30 – Credenciamento
19:00 – Coquetel de abertura
19:30 – Mesa de abertura
20:30 – Palestra Magna – a bicicleta no centro da agenda climática
21:00 – Encerramento
Dia 06/11 – Quinta-feira
08:30 – Credenciamento
09:00 – Painel 1 – Ciclomobilidade: transporte ativo, democrático e livre de emissões
10:30 – Intervalo coffee Break + apresentação de trabalhos
11:00 – Painel 2 – Pedal urbano: a cultura da bicicleta nas cidades
12:30 – Intervalo
14:30 – Painel 3 – Cicloturismo e pesquisa: pedalando nos territórios
16:00 – Intervalo coffee Break + apresentação de trabalhos
16:30 – Painel 4 – Ciclorrotas do Paraná
17:30 – Entrega dos prêmios “Melhores Práticas do Paraná”
18:00 – Encerramento
Dia 07/11 – Sexta-feira
Local: Palácio Belvedere Ruínas do São Francisco – Curitiba
17:00 – Lançamento Caderno Projeto Centro Vivo
18:00 – Encerramento Cultural
*Ao longo de todo o evento acontece uma feira de expositores, onde participam patrocinadores, apoiadores do evento e marcas de impacto do setor.
Dias 05 e 06/11
Feira de Expositores – Exposição de projetos e produtos do campo da bicicleta e do turismo.
18:30 – abertura 05/11
18:30 – encerramento 06/11
Apresentação de Trabalhos – Exposição de trabalhos acadêmicos e comunitários desenvolvidos na área da ciclomobilidade e cicloturismo.
08:30 – abertura 05/11
18:30 – encerramento 06/11
Atividade Cultural – Grafite ao vivo e exposição artística
08:30 – abertura 05/11
18:30 – encerramento 06/11



