O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), afirmou nesta quinta-feira (21), em reunião com o deputado estadual Goura (PDT) e representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que tem total interesse na restauração do prédio histórico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Unespar (Embap-Unespar).
O prédio, localizado no Centro da Capital, na Rua Emiliano Perneta, 179, é um dos mais importantes ícones da Cultura e das Artes do Paraná e está interditado desde 2010 por problemas estruturais graves como infiltrações, colapso da cobertura e risco de desabamento.
A reunião com o prefeito foi articulada pelo deputado Goura e é um desdobramento da visita feita ao prédio histórico no mês de junho. (leia matéria aqui).
“Esse diálogo com a prefeitura é fundamental para pensarmos estrategicamente a importância desse espaço para o Centro de Curitiba”, disse Goura.
O objetivo da reunião, que contou ainda com a presença dos secretários municipais de Governo e de Urbanismo, Marcelo Fachinello e Almir Bonatto, respectivamente, e da presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Ana Jayme, foi discutir a possibilidade de desconto de 90% no valor de uma multa aplicada em 2021 em função da degradação do edifício.
“O que nós pudermos fazer para resolver a multa, nós vamos fazer. A reforma e restauração do prédio é de interesse da prefeitura. Primeiro porque se trata da educação do Paraná e segundo porque está dentro da nossa proposta de revitalização do Centro”, disse Eduardo Pimentel ao acrescentar que vai conversar também com o governador Ratinho Jr. sobre o assunto.
Representaram a Unespar o assessor estratégico da Reitoria, Sydnei Kempa, o diretor do campus da Embap, Elói Magalhães, e a vice-diretora da Embap, Débora Bruel.
Entenda o processo
A sede histórica da Belas Artes é uma unidade de interesse de preservação (UIP). Porém, houve problemas com projetos de restauração anteriores e a situação vem piorando com o tempo, pela deterioração do prédio.
Atualmente existe um projeto de reforma que está em fase de aprovação junto ao município. Depois do projeto aprovado, começa a busca por recursos para a viabilização da obra.
Em 2021, a prefeitura de Curitiba anunciou a intenção de ajudar na reforma com a negociação do potencial construtivo da área. Porém, as negociações não avançaram e a Unespar enfrenta um processo de multa aplicado pela prefeitura pela situação do edifício.
Essa multa, que já ultrapassa o valor de 2 milhões, dificulta ainda mais o processo de restauro.
“A ideia é reverter o valor da multa para investimento na instituição”, afirmou Eloi Magalhães ao destacar que o projeto de restauração prevê a transformação do local em um centro cultural, com a criação de um Museu Escola que vai atender, entre outras demandas, o curso de Museologia.
Encaminhamento
Como encaminhamento da reunião, o prefeito Eduardo Pimentel sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes do IPPUC e das secretarias de Urbanismo e de Governo, além de representantes da Embap-Unespar e do mandato Goura, para discutir as alternativas viáveis para dar andamento ao processo de restauração do prédio da Belas Artes.
Outros prédios históricos
Outros dois prédios que pertencem ao Governo do Estado estão fechados aguardando reforma/restauro: o prédio histórico do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Casa Andrade Muricy.
O prédio histórico do MAC é de 1928 e foi tombado pelo Patrimônio Cultural. Localizado também no Centro de Curitiba, na esquina da Rua Westphalen com a Rua Emiliano Perneta, está fechado desde 2019.
Construída na mesma década, entre 1923 e 1926, a Casa Andrade Muricy está localizada na Alameda Dr. Muricy, 915, também no Centro, e está fechada desde 2014. Ela foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1977.
“São dois espaços importantes para a cultura e estão fechados há bastante tempo para reformas e não sabemos quando vão reabrir. Por isso estamos protocolando também um pedido de informações para sabermos o cronograma e o andamento dessas obras”, afirmou Goura.