A articulação entre ativistas e pesquisadores com o poder público vai garantir a construção de uma ciclovia na via mais movimentada de Antonina, uma das cidades mais antigas do Paraná e que tem a bicicleta como principal meio de transporte para 29% da sua população.
Os recursos para a obra foram viabilizados pelo deputado estadual Goura (PDT) por meio de emenda parlamentar do programa Paraná Mais Cidades. O processo para o início das obras já está em fase licitatória.
Os pesquisadores e autores do artigo “Antonina: de bicicleta todo dia”, David Couto, José Carlos Belotto e Silvana Nakamori, apontam a Avenida Thiago Peixoto como o ponto mais crítico para a segurança dos ciclistas na cidade.
Segundo a pesquisa, a contagem volumétrica registrou que quase 30% das pessoas que passaram pela região estavam de bicicleta, contra quase 43% de automóveis.
A Avenida Thiago Peixoto é o único acesso rodoviário à Antonina para quem vem de outras cidades e também único acesso para o Porto de Antonina. Apesar do grande fluxo de ciclistas, não há espaço seguro para a circulação deles.
União da comunidade
O projeto de construção de uma ciclovia na Avenida Thiago Peixoto vem sendo gestado desde 2018, quando foi realizado o 1º Fórum de Ciclomobilidade de Antonina. Naquele ano, o então vereador Goura, foi um dos idealizadores do evento.
Leia matéria sobre o 1° Fórum de Ciclomobilidade de Antonina clicando na foto abaixo.
No 2º Fórum, realizado em 2019, já deputado estadual, Goura anunciou que iria destinar uma emenda para que o projeto saísse do papel. A partir disso, a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), sob a coordenação de Henrique Jakobi, fez o projeto que foi apresentado à Prefeitura de Antonina.
“Foi uma articulação que partiu principalmente dos eventos e da ação que o Programa Ciclovida da UFPR realizava aqui em Antonina, das oficinas de Festival de Inverno, das publicações que a gente fez e dos Fóruns de Ciclomobilidade. Estamos sempre produzindo pesquisas, dados e resultados que geraram demandas”, afirmou David Couto, professor, escritor e pesquisador nas áreas de ciclomobilidade, participação, cultura e meio ambiente.
Ciclovia de mão dupla e bicicletários
O projeto aprovado e que está em processo licitatório prevê a implantação de uma ciclovia de mão dupla com extensão de 1,6 km, incluindo sinalização horizontal, sinalização trânsito, bicicletários e placas informativas.
Para isso, foram disponibilizados um total de R$ 252.812,61, sendo R$ 189 mil por meio de emenda parlamentar do programa Paraná Mais Cidades e o restante vem da contrapartida da prefeitura municipal.
O prazo de execução das obras após finalizado o processo de licitação, segundo informações da prefeitura, é de 120 dias.
Extensão da malha cicloviária para integrar o litoral
O deputado Goura afirmou que a ciclovia na Thiago Peixoto é uma importantíssima conquista para garantir mais segurança a partir de infraestrutura para os ciclistas de Antonina e também para chamar a atenção sobre a importância de investimento público para a criação de uma malha cicloviária interligando todo o litoral paranaense.
“Já existe o uso consolidado da bicicleta em todo o litoral do Paraná, mas em especial a gente está falando de um uso que não vem acompanhando de investimento por parte do poder público, melhorias de infraestrutura e no fortalecimento de uma cultura de respeito aos ciclistas”, observou.
“Nós entendemos que é um primeiro passo para que haja toda uma extensão dessa malha cicloviária conectando a Ponta da Pita e o centro histórico de Antonina junto com outras propostas para fortalecer não só a mobilidade no dia a dia dos cidadãos, mas também o turismo”, acrescentou Goura.
O Mandato Goura também defende a construção de uma ciclovia turística junto a malha ferroviária que liga Antonina a Morretes.
“A gente precisa pensar essa integração do litoral do Paraná, em especial a partir de Antonina, na perspectiva de um turismo sustentável, do cicloturismo e cada vez mais um investimento ativo e direcionado por parte do poder público para que a bicicleta tenha cada vez mais um protagonismo nas cidades do litoral”, destacou.
Bicicleta como hábito histórico
Conforme aponta o artigo, a utilização da bicicleta como meio de transporte inclui todas as faixas etárias e classes sociais. A possibilidade de percorrer toda a cidade de bicicleta é o principal motivo pelo qual os antoninenses andam de bicicleta.
“Ao mesmo tempo, o argumento econômico também é determinante para a escolha da bicicleta como meio de transporte”, afirmam os moradores na pesquisa.
Segundo os dados, 67% dos ciclistas utilizam a bicicleta sete dias por semana, 8% seis dias e 10% cinco dias. E do total de usuários, 40% alegam que a opção pela bicicleta é ser o transporte mais rápido e prático. 27% usam porque é mais barato e outros 27% argumentam que é mais saudável.
A pesquisa volumétrica constatou que “sem via própria, mais de mil ciclistas transitam diariamente entre caminhões, ônibus, carros, motos e pedestres, desviando de veículos estacionados e convivendo com o risco diário de colisões e atropelamentos”.
O artigo “Antonina: de bicicleta todo dia” foi publicado no livro “O Brasil que pedala: a cultura da bicicleta nas cidades pequenas”, da Editora Jaguatirica.
A bicicleta no Mandato Goura
A segurança dos ciclistas no trânsito assim como o incentivo ao cicloturismo e à mobilidade ativa são pautas prioritárias do Mandato Goura.
Agora, está em curso uma campanha para que sejam incluídas ciclovias nas rodovias nos novos contratos de pedágio, que você pode assinar e fortalecer clicando na foto abaixo.
Além destas, são várias as iniciativas para garantir, não só a ampliação do debate a respeito da importância da ciclomobilidade, mas também o investimento público em ações que fortaleçam o uso da bicicleta como meio de transporte e também como opção na prática de esportes e turismo sustentável.
Clique na imagem abaixo e acesso o guia produzido pelo Mandato Goura.
Para saber mais sobre as ações do Mandato sobre ciclomobilidade acesse:
https://mandatogoura.com.br/?s=ciclomobilidade