Mandato Goura

Goura participa do lançamento do Caderno de Proposições pela reforma urbana e direito à cidade do Observatório das Metrópoles

“Precisamos colocar em pauta, com prioridade absoluta, o debate sobre o direito à cidade e sobre a reforma urbana”, disse o deputado Goura (PDT) no lançamento do Caderno de Proposições “Subsídios a uma agenda pela reforma urbana e o direito à cidade/metrópole na Região Metropolitana de Curitiba” do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

 

 

Goura destacou a importância da publicação do Caderno de Proposições, que contou com apoio do Mandato Goura, e de todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles. “Quero elogiar todos os envolvidos e dizer que podem contar com a gente para promover o debate e a luta pela reforma urbana e pelo direito à cidade.”

 

Clique na imagem abaixo para acessar o Caderno de Proposições:

 

 

A pesquisadora do Ipea e integrante do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Rosa Moura, disse que a publicação do Caderno de Proposições é muito importante para chegar àqueles que precisam conhecer o seu conteúdo. “Agradeço ao deputado pelo apoio. Assim, este caderno impresso terá mais alcance do que se estivesse só disponível nas telinhas”, destacou.

 

O deputado retribuiu dizendo que o caderno será muito útil para aqueles que estão envolvidos na luta por moradia e outras fundamentais para a população. “Temos que colocar com urgência esses temas em pauta na política e na perspectiva das eleições municipais de 2024”, disse ele.

 

“Temos que eleger mais mandatos comprometidos com a pauta pelo direito à cidade, com o direito à moradia.”

 

Goura lembrou que estudou e frequentou os corredores e salas de aula da UFPR durante a graduação e pós em Filosofia. “Ao entrar aqui me vieram boas recordações”, disse. Ele disse que como filósofo não poderia deixar de dizer que é necessário engajamento para mudar as coisas.

 

“Por isso vou citar a famosa frase do Marx, que está no livro ‘Teses sobre Feuerbach’: Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”.

 

Roda de Conversa

 

 

O evento, que ocorreu, na noite desta terça-feira (16), no Anfiteatro 400 do edifício Dom Pedro I, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na forma de roda de conversa, contou com a participação de Carolina Israel (professora do Departamento de Geografia – UFPR); Liria Nagamine (doutoranda do PPGGEO – UFPR); Marina Sutile (1º Lugar Dissertação Prêmios ANPUR 2023 e ex-aluna PPU – UFPR); Daisy Ribeiro (Terra de Direitos); Madianita Nunes da Silva (professora do PPG em Planejamento Urbano – PPU|UFPR) e Luiz Belmiro Teixeira (professora do PPG em Planejamento Urbano – PPU – UFPR).

 

Caderno de Proposições

 

O caderno “Subsídios a uma Agenda pela Reforma Urbana e o Direito à Cidade” sintetiza as proposições, experiências e os relatos de lutas populares pelo direito à cidade e pela reforma urbana em Curitiba e Região Metropolitana, que integram o livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade na RM Curitiba”, lançado em 2022 pelo Núcleo Curitiba.

 

Clique na imagem abaixo para acessar o livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade Curitiba”:

 

 

O livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade na RM Curitiba” tem como objetivo oferecer à sociedade elementos que auxiliem na compreensão do estado atual da luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) dentro do projeto “Reforma Urbana e Direito à Cidade: os desafios para o desenvolvimento nacional”, que propõe um balanço crítico sobre os caminhos e desafios nas metrópoles brasileiras

 

Observatório das Metrópoles

 

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é composto por mais de 400 pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior, distribuídos em 18 núcleos regionais.

 

O Núcleo Curitiba foi criado em 2022 e tem como integrantes a Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Frente Mobiliza Curitiba e o Instituto Federal do Paraná (IFPR – União da Vitória).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo