Mandato Goura

Paraná Bici Pré-COP premia boas práticas de ciclomobilidade e cicloturismo

 

O segundo dia do Paraná Bici Pré-COP 30 (quinta-feira) foi dedicado às discussões sobre ciclomobilidade no contexto urbano e sustentável, cicloturismo, pesquisas e roteiros turísticos. 

 

Os debates do dia foram divididos em quatro paineis com os seguintes temas: Ciclomobilidade: transporte ativo, democrático e livre de emissões; Pedal urbano: a cultura da bicicleta nas cidades; Cicloturismo e pesquisa: pedalando nos territórios; e Roteiros Turísticos do Paraná. 

 

A 3ª edição do Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo (Paraná Bici 2025), que teve como tema “Pedalando pelo Clima”, iniciou nesta quarta-feira (5), no Auditório da OAB-PR, em Curitiba, e se encerra nesta sexta-feira (7), com o lançamento oficial do Caderno de Propostas Centro Vivo. 

 

No final do dia, o deputado Goura (PDT), idealizador do Paraná Bici, fez a entrega do Prêmio “Paraná Bici 2025”, que reconhece as melhores práticas de ciclomobilidade e cicloturismo de 2024 e 2025. Além do prêmio, Goura homenageou diversas entidades e coletivos que atuam para fomentar e incentivar a cultura da bicicleta. 

 

“Foram dias cheios, mas dias de compartilhar experiências, sonhos, visões, e engajamento. Acho que a gente tem que pensar sempre que nunca vamos construir políticas públicas sozinhos, isoladamente. Será sempre em rede e pensando em todas essas perspectivas que foram trazidas aqui, de diversidade, de iniciativas, de pessoas e de visões que a gente trouxe aqui. Foram dois dias muito ricos”, afirmou Goura.   

 

 

Realização e apoio

 

O Paraná Bici Pré-COP30 é uma realização conjunta do Mandato Goura, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da Embaixada dos Países Baixos e da Escola de Gestão do Paraná.

 

Também conta com o apoio institucional da OAB-PR, da Escola do Legislativo, da Secretaria da Administração e Previdência, da Secretaria do Turismo do Estado e da empresa Weefor.

 

Ciclomobilidade no contexto urbano e sustentável

 

O primeiro painel do dia teve como objetivo discutir a ciclomobilidade no contexto do transporte ativo, democrático e livre de emissões. 

 

Mediado pelo arquiteto e urbanista,  Antonio Miranda, a mesa contou com a participação do arquiteto e urbanista e coordenador do Programa Niteroi de Bicicleta, Filipe Simões; do Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Cláudio Luiz Bravim da Silva; do fundador da Bike Fácil – bicicletas compartilhadas, Yuri Reck; da fundadora e atual CEO da Weefor, Maria Eugênia Fornea; fundador e sócio-diretor da Urbideias, João Mac Knight, e da coordenadora do projeto Desafio Intermodal, Silvana Nakamura. 

 

 

Já o segundo painel teve como tema “Pedal urbano: a cultura da bicicleta nas cidades” e foi mediado pela secretária de comunicação do Instituto Democracia Popular (IDP) e coordenadora do projeto Nossa Bike, Yasmin Reck. 

 

A mesa foi composta pelo representante da ⁠Galera do Grau – Parando CWB, Willian Gomes da Silva; pelo coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (⁠Ciclo Iguaçu), Fernando Rosembaum; pelo cicloativista e voluntário no projeto “Centro Vivo, Felipe Dalla Prima Leme; pelo arquiteto e urbanista Eduardo Sinegaglia; pela representante do projeto Bici nas Universidades, Gheysa Prado; atriz, diretora, dramaturga e fundadora da Ave Lola Espaço Criativo, Ana Tezza, e pelo estudante de arquitetura e urbanismo, Ivan Moura. 

 

A íntegra dos dois paineis do período da manhã pode ser visto no link abaixo:

 

Paraná Bici Pré-COP30 | 06.11.2025 PAINEL MANHÃ

 

 

Cicloturismo, pesquisas e roteiros turísticos

 

O painel “Cicloturismo e pesquisa: pedalando nos territórios” abriu a programação da tarde de quinta-feira (5). O debate explorou o cicloturismo e a pesquisa aplicada nos territórios, articulando experiências entre universidades, poder público e comunidades locais.

 

O coordenador do Programa CicloVida, da UFPR, José Carlos Belotto, mediou a mesa que teve a presença sócia-diretora executiva da SACIS – Soluções Ambientais com Inovações e Sustentabilidade, Galiana Lindoso; do diretor geral do Departamento de Turismo da Prefeitura de Pontal do Paraná, Cassiano Lopes; da Family Bike (Pri Mendes e do Zé Mendes), primeira família a cicloviajar por cinco países com três crianças; do coordenador do projeto de extensão Rota Caiçara de Cicloturismo, José Pedro da Ros, e do cicloativista e idealizador do Trilhas nos Trilhos, deputado estadual Goura. 

 

 

O último painel, mediado pela guia turística e fundadora da Trilha Delas, Guta Barbosa, foi dedicado aos roteiros turísticos do Paraná.  

 

A diretora regional da Rede Brasileira de Trilhas e coordenadora do Projeto Caminhos do Iguaçu, da Adetur Cataratas, Sara Fernanda Moraes abriu as apresentações. Também participaram da mesa o geógrafo, agente do ICMBio e colaborador na implantação da travessia do Superagui, Iohan Cavalcanti; a coordenadora de comunicação da Secretartia de Esporte do Estado do Paraná e apresentadora na TV Paraná Turismo, Cynthia Duarte; a gestora pública na área de turismo no Governo do Paraná, Alexane Salles; a representante da Adetur Campos Gerais; o diretor do Caminhos Peregrinos do Sul, Roberto Carlos da Silva, e a especialista em políticas públicas e gestão empresarial, gestora executiva da Adetur Campos Gerais, Karen Kobilarz. 

 

Os paineis da tarde de quinta-feira podem ser vistos na íntegra no link abaixo: 

 

Paraná Bici Pré-COP30 | 06.11.2025 – PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS

 

 

Prêmio “Paraná Bici 2025”

Para encerrar a programação, foram agraciadas com o Prêmio Paraná Bici 2025 as seguintes entidades, coletivos e projetos: 

 

Projeto Nossa Bici; Rota Caiçara de Cicloturismo; Ocupe a Rua; Monitoramento de ciclistas em rotas cicloturísticas no Brasil; Cicloviabilidade para pólos Geradores de Viagens; O papel da ciclomobilidade no Brasil e a necessidade de aprimorar a legislação; Cicloturismo Agrocultural; Plano Comunitário de Mobilidade Urbana do Chacrinha; O Ciclismo Educacional nas Aulas de Educação Física Escolar: Uma Proposta Pedagógica Inovadora;  Mobilidade em Jogo; Programa de Extensão Universitária Ciclovida; CoolabBici; Parando CWB, e o Instituto de Democracia Popular (IDP). 

 

Além do prêmio, o deputado Goura fez a entrega de Menções Honrosas em reconhecimento a diversas pessoas que fazem a diferença na luta por uma mobilidade urbana sustentável. 

 

Veja com foi a entrega do prêmio e das homenagens no link abaixo: 

 

Paraná Bici Pré-COP30 | 06.11.2025 PRÊMIO MELHORES PRÁTICAS 2025

 

Veja todas as fotos do Paraná Bici Pré-COP30 no link abaixo.

 

3º Paraná Bici - Pre COP 30

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Acessar o conteúdo