Mandato Goura

Assembleia Legislativa promove primeira audiência pública on-line para debater PL da Ilha do Mel

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, nesta segunda-feira (1), às 9h30, a primeira audiência pública on-line para debater o Projeto de Lei 262/2020, que altera a Lei nº 16.037/2009 e cria novos planos de Controle Ambiental e de Uso e Ocupação do Solo. O PL 262 tramita em regime de urgência.

A primeira discussão para a votação também acontece na sessão remota desta segunda-feira.

A audiência é uma iniciativa da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção dos Animais e da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Alep. Goura (PDT) e Tadeu Veneri (PT) são os presidentes das duas comissões, respectivamente.

A audiência pública será transmitida pelos canais do Mandatos de Goura no YouTube e FaceBook:

https://www.facebook.com/mandatogoura/

https://www.youtube.com/goura

Participação democrática

“A principal questão é que o PL está sendo colocado como condicionante para a atuação do Estado, o que não é uma verdade necessária. O Poder Público há muitos anos tem demonstrado ausência de atuação e desinteresse pela Ilha, levando a situação caótica em que se encontra”, disse o deputado Goura, que critica a falta de participação democrática da população na elaboração do PL.

 Oportunidade de manifestação

Para o deputado Tadeu Veneri, a audiência pública é um espaço importante para socializar e democratizar a troca de opiniões sobre o projeto. “A Assembleia, a Comissão de Direitos Humanos e a de Meio Ambiente têm a obrigação de oferecer um canal para quem quiser se manifestar e que ainda não teve a oportunidade,  devido à forma como o governo está encaminhando esta discussão”, comentou Veneri.

Segundo ele, as opiniões são bastante divergentes entre os vários setores envolvidos. “O nosso papel como parlamentares é abrir este espaço para que todos possam ser ouvidos e manifestar suas posições e se inserir no debate do parlamento”, destacou. O deputado Goura vai na mesma linha. “O PL não teve a devida participação dos moradores da Ilha e nem da sociedade civil.

Alterações na lei

O projeto propõe alterações na Estadual 16.037/2009, que “dispõe que a Ilha do Mel, situada na baía de Paranaguá, Município de Paranaguá, constitui região de especial interesse ambiental e turístico do Estado do Paraná, conforme especifica”.

Entre as mudanças propostas está a alteração das áreas de zoneamento, com a criação da Área de Ponta Oeste (localidade de comunidade tradicional), a alteração de parâmetros construtivos, a alteração de taxas de ingresso e permanências, a criação de ente interfederativo destinado a administração da ilha, a consolidação das ocupações existentes da Praia Grande como Área de Vila.

Inscreva-se para participar

Para participar do debate inscreva-se aqui: https://bit.ly/2M1meQE ou utilize o formulário disponibilizado pelo ALEP: http://www.assembleia.pr.leg.br/atividade-parlamentar/audiencias-publicas/audiencia-publica-explanacao-sobre-o-projeto-de-lei-262-2020

#PLDAILHA #TadeuVeneri #MandatoGoura   #AssebleiaLegislativaParaná

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo