Deputado Goura é recebido em audiência pelo secretário de Segurança Pública

Para tratar das pautas mais caras ao mandato na área de segurança pública, o deputado estadual Goura (PDT) se reuniu com o secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp), coronel Hudson Leôncio Teixeira, nesta terça-feira (14), na sede da secretaria. Na conversa foram tratados sete itens considerados prioritários.

 

O primeiro foi a respeito do fortalecimento da Força Verde com a sugestão de Criação do 2º Batalhão da unidade. “O objetivo é estruturar e ampliar o atendimento da Força Verde no atendimento de denúncias ambientais”, informou o deputado.

 

O coronel Hudson considerou o pleito, mas disse que, de forma geral, a falta de efetivo é um dos principais problemas da Polícia Militar do Paraná. “Vamos considerar a criação de outro batalhão, mas a prioridade, no momento, é o aumento do efetivo em outras áreas”, disse ele.

 

Confira o requerimento sobre a criação do 2º Batalhão da Força Verde:

 

 

Ainda no âmbito da Polícia Militar, o deputado encaminhou uma reivindicação que recebeu pedindo a revogação da Portaria 807/2022 CG-PMPR, que trata de remoção dos policiais dos batalhões ambientais e rodoviários. “Na nossa opinião a aplicação dessa portaria desmontaria um trabalho especializado de anos.

 

O secretário Hudson defendeu a manutenção da portaria e lembrou que foi ele que a publicou enquanto era comandante-geral da PMPR. “O primeiro objetivo dessa portaria é a renovação dos efetivos nos batalhões e também o de combater a corrupção. Mas podemos reavaliar pontualmente quando se trata de efetivo especializado”, argumentou.

 

Morte Zero no Trânsito

 

O deputado Goura pediu ao secretário apoio ao Projeto de Lei nº 86/2022, que dispõe sobre a campanha “Morte Zero no Trânsito”, e foi prontamente atendido. Na tarde desta terça-feira, o projeto foi aprovado por unanimidade. Leia sobre a aprovação da Lei Enzo abaixo:

 

 

Dois outros temas, saúde mental dos policiais da Segurança Pública do Paraná e a necessidade de aumento do policiamento ostensivo em Guaraqueçaba e nas ilhas que compõem o território do município. “O secretário ouviu com atenção os problemas que nós apontamos e se comprometeu a encaminhar soluções”, informou Goura.

 

Protocolo comunicação de morte

 

Outra pauta foi a respeito da criação de um protocolo de atendimento às família de vítimas fatais no trânsito ou em outras circunstâncias se considerando que a morte de um familiar ou pessoa próxima sempre é um momento difícil de ser vivenciado.

 

Confira a resposta sobre o protocolo sobre comunicação de morte:

 

 

“É preciso que se crie um protocolo para que as famílias sejam informadas de uma forma humanitária e com acolhimento. Não é possível que fiquem sabendo da morte de um ente querido pela imprensa”, destacou Goura. O deputado informou que o Protocolo 19.479.123-2 já está em trâmite na Polícia Civil envolvendo a Divisão de Polícia Especializada e a Delegacia de Delitos de Trânsito.

 

O deputado também informou ao secretário Hudson que na semana passada, na quinta-feira (9), se reuniu com os delegados Edgar Dias Santana e Ivonei da Silva e o investigador Luciano da Dedetran para tratar deste assunto.

 

 

“Foi um encontro bem produtivo onde tiramos alguns encaminhamentos como a realização de uma audiência pública, no mês de maio, quando se promovem as ações do Maio Amarelo, sobre o tema, além de apoiar a criação de um grupo de trabalho no âmbito da Secretaria de Segurança para propor uma base para a criação desse protocolo ”, informou Goura.

 

O secretário Hudson determinou que os assessores próximos presentes da na reunião tomem as providências para se inteirarem do ofício e a resposta dado ao deputado Goura sobre o assunto foi: “Vamos dar celeridade e fazer um esforço para apresentar uma proposta nessa audiência pública”, disse Hudson.

 

PL Câmeras em uniformes e viaturas

 

O deputado Goura explicou ao secretário que é um dos autores do Projeto de Lei nº 448/2019, que prevê a instalação de câmera nos uniformes e viaturas dos policiais militares e civis do Paraná. “Aproveitamos para convidar o secretário para participar da Audiência Pública sobre o  PL 448/2019, que acontecerá no dia 17 de abril.”

 

“Está confirmada a minha participação ou de algum assessor próximo para participar dessa audiência pública. Nós já estamos testando os equipamentos e em breve teremos 300 câmeras em testes divididas entre as seis regiões de atuação da PM, sendo que 40 serão no policiamento ostensivo e 60 na Polícia Rodoviária”, contou Hudson.

 

Confira a íntegra do PL 448/2019: