A maior e mais ativa gibiteca da Região Metropolitana vai ganhar uma nova sede na Praça Raulino Alves Cordeiro, no centro de Quatro Barras. Os recursos, que somam R$ 177.227,20, foram viabilizados por emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual Goura (PDT).

A homologação do processo licitatório foi assinada, nesta quarta-feira, pelo prefeito de Quatro Barras, Ângelo Andreatta (Lara). Esta foi a última etapa antes de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras.

“Incentivar ações que promovam a educação, a arte e a cultura é prioridade do nosso mandato. E o município de Quatro Barras está de parabéns por manter, há tanto tempo, um projeto tão rico e importante para o despertar de talentos. Esperamos que projetos como esse possam se espalhar pelo estado todo”, afirmou o deputado Goura.

Homologação da licitação

Conforme informações da prefeitura, a Gibiteca contará com um espaço de 101,85 m2, com um layout diferenciado para que os leitores tenham acesso à parte externa, na Praça Raulino Alves Cordeiro.

Atualmente a Gibiteca está instalada em um imóvel já existente usado anteriormente pelo Departamento de Turismo. No entanto, apesar de se localizar também na Praça Raulino, o espaço não comporta o acervo, hoje composto por 8 mil exemplares, e local para oficinas.

Gibiteca

Inaugurada em maio de 2011, a Gibiteca de Quatro Barras oferece, além do espaço de leitura, a oficina de Desenho voltada para a criação de personagens, produção de histórias em quadrinhos e arte final. Alunos em nível avançado recebem orientações de colorização digital e arte final digital.

Em seus nove anos de funcionamento, a Gibiteca já soma em sua trajetória a participação em eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Beja (Portugal), o 11º Festival de Banda Desenhada Luanda Cartoon (Angola), ambos com exposições de trabalhos; a 2ª Gibicon Internacional (Festival Internacional de Quadrinhos, em Curitiba); e a 5ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos, em São Paulo.

A administração do espaço é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura.