Mandato Goura

Goura leva demandas à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná

Temas relacionados aos direitos das mulheres, indígenas e negros foram os assuntos em pauta na reunião do deputado estadual Goura (PDT) e a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial (Semi), Leandre Dal Ponte, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (31), no Palácio Araucária, em Curitiba.

 

“Fomos conversar com a secretária Leandre sobre algumas demandas que o nosso mandato tem e estão relacionadas à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Fomos muito bem atendidos e a reunião foi produtiva, com diversos encaminhamentos positivos”, comentou o deputado. A reunião contou com a participação da assessora parlamentar Roberta Cibin e da advogada Carla Cavalotti pelo mandato.

 

A secretária Leandre disse que receber o deputado Goura faz parte do seu papel institucional e que ela, como deputada federal eleita, conhece bem como são as relações entre Executivo e Legislativo. “Por isso, é importante manter esse diálogo com a Assembleia Legislativa”, destacou Goura.

 

Dignidade menstrual

 

O primeiro item da pauta foi sobre a distribuição de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, ampliando o que a Lei Estadual 20.717/2021 determina. “Queremos que essa lei tenha maior efetividade e por isso fizemos o pedido para que o Governo do Estado faça a distribuição dos absorventes”, explicou Goura.

 

Leandre explicou que esse assunto já foi tratado junto ao governador Ratinho Jr. E que está em andamento uma proposta de produção e distribuição por meio de cooperativas sociais. “O plano é que sejam repassados recursos aos municípios para efetivar a distribuição dos absorventes às escolas, população carcerária e àquelas mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica”, informou a secretária.

 

Lei das Doulas

 

Sobre a fiscalização do cumprimento da Lei das Doulas (Lei 21.053/2021), a secretária pediu que o mandato encaminhe ofício ao Gabinete do Governador, com indicação para a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial. “Assim tomaremos ciência e poderemos estudar o que fazer.

 

Goura explicou que desde a sua aprovação, que completou um ano no dia 23 de maio, o não cumprimento da Lei das Doulas tem sido denunciado em várias instâncias. “Queremos que a secretaria apoie a divulgação, pelo Governo do Paraná, da importância das doulas e da lei”, comentou.

 

O deputado também pediu o apoio e possíveis contribuições aos projetos de leis das cotas para mulheres nas licitações (PL 177/2022); da enfermagem obstétrica (PL 609/2020) e ao PL 367/2021, que prevê a participação de mulheres e população LGBTI em eventos esportivos.

 

Espaços de brincar

 

A secretaria Leandre ficou particularmente interessada na proposta de criação de espaços de brincar no âmbito da administração pública em todos os níveis. “Este tema é de meu interesse. Brincar é coisa séria. Na Câmara dos Deputados integro a Frente Parlamentar da Primeira Infância”, contou ela.

 

Indígenas

 

Foram apresentadas também as demandas pela gratuidade do transporte intermunicipal para indígenas e o ensino de idiomas indígenas nas escolas estaduais, além do apoio ao PL 665/2021, que prevê cota para indígenas em concursos públicos no Paraná.

 

Igualdade Racial

 

O deputado Goura também pediu que a secretária que ajude a fortalecer as ações do Programa SOS Racismo, que estude a possibilidade de parcerias com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para a criação de bolsas e projetos de pesquisa com estudantes negras e com a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) sobre a criação de projeto para fomentar o empreendedorismo de mulheres negras e mães solo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo