Mandato Goura

Lideranças nacionais contrárias à reabertura da Estrada do Colono pedem que Unesco se posicione

Foto: Marcos Labanca

O deputado estadual Goura, do PDT do Paraná, o senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, o deputado federal Túlio Gadêlha, do PDT de Pernambuco, e o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, encaminharam uma carta para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) na qual pedem um posicionamento sobre os riscos da reabertura da Estrada do Colono e às consequências referentes ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

 

O posicionamento da Unesco é necessário, de acordo com os autores, porque está na pauta da Câmara dos Deputados a votação de urgência para o Projeto de Lei N.º 984/2019, de autoria do deputado federal Vermelho, do PSD/PR, que altera a Lei 9.985, de 18 de Julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), para criar a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável denominada Estrada Parque e instituir a Estrada Parque – Caminho do Colono, dentro da Zona Intangível do Parque Nacional do Iguaçu.

 

“Passados 20 anos desde o fechamento da estrada ilegal, a floresta já tomou conta do espaço e se regenerou totalmente. A nova abertura da estrada seria uma sangria dentro deste que é um dos Parques Nacionais mais emblemáticos do mundo, detentor de uma das Sete Maravilhas da Natureza e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco”, afirma trecho do documento encaminhado, nesta segunda-feira (7).

 

 

A Estrada do Colono não existe mais

 

Em novembro de 2019, Goura, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, e o senador Contarato fizeram um sobrevoo de helicóptero sobre o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste Paranaense, e constataram que a proposta de reabertura não é viável e seria um crime ambiental porque a mata no antigo leito da estrada está completamente regenerada.

 

“Não faz sentido nenhum a reabertura, pois a estrada foi tomada pela floresta”, disse Goura. Segundo ele, é preciso preservar este santuário que é um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica. “Devemos preservar o Parque Nacional para as futuras gerações. Vamos lutar pelo fortalecimento e ampliação das Unidades de Conservação do Brasil. Basta de retrocessos. Temos que dizer não à Estrada do Colono e a outros ataques ao meio ambiente”.

 

Leia a íntegra da carta encaminhada à Unesco abaixo.

 

Nesta terça-feira (08), houve uma manifestação no Parque Nacional do Iguaçu de organizações contrárias à reabertura da estrada. Fotos de Marcos Labanca.

Foto: Marcos Labanca
Foto: Marcos Labanca

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo