Mandato Goura

Proprietários de bares se unem em defesa da cultura de rua em Curitiba

Mais de 40 pessoas participaram, nesta segunda-feira (22), de uma reunião para discutir problemas relacionados com alvarás e fiscalização de bares de Curitiba. O movimento, puxado pelo pré-candidato a prefeito e deputado estadual Goura (PDT), reúne representantes dos estabelecimentos, artistas e ativistas da cultura e da ocupação dos espaços públicos.

 

Entre os principais problemas relatados na reunião, que aconteceu no Na Feira Bar, estão denúncias de ações arbitrárias e abusivas por parte da Aifu (Ações Integradas de Fiscalização Urbana); arbitrariedade e falta de transparência em relação a regras e critérios para liberação de alvarás para apresentações musicais; tolerância de ruído e uso das calçadas e falta de atualização no regramento que estabelece modelos de mobiliário urbano para uso das calçadas.

 

“A discussão aqui é sobre a cidade viva, que gera cultura, que gera empregos, que movimenta as ruas. E observando a maneira que Curitiba tem se relacionado com esses problemas, a gente percebe que acaba sendo um viés sempre muito negativo e não um viés de construção, de participação e de escuta. Então, a intenção desse coletivo é abrir essa conversa”, afirmou Goura.

 

Também participaram da reunião representantes dos mandatos do deputado estadual Requião Filho e do vereador Angelo Vanhoni.

 

 

 

Ato público

 

Para ampliar a discussão com toda a cidade e dar visibilidade aos problemas relatados, um ato público está programado para o dia 27 de abril, na Praça Dezenove de Dezembro, a partir das 15 horas. Será um espaço com grande diversidade de atores, congregando bares, músicos e agentes da cultura e de caráter suprapartidário.

 

 

Encaminhamentos

 

Entre os encaminhamentos da reunião desta segunda-feira, foi definido a articulação de reuniões com órgãos públicos envolvidos na pauta para ampliar o diálogo e buscar soluções conjuntas para os problemas, a construção de uma carta compromisso do setor para ser apresenta nas eleições municipais, e o fortalecimento da Audiência Pública que está sendo organizada pela Oposição da Câmara Municipal de Curitiba, puxada pelo vereador Angelo Vanhoni, para apresentar alternativas aos problemas levantados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo