Reunião sugere realização do “1º Fórum Lixo Zero Litoral do Paraná”

Um passo importante foi dado para a realização do “1º Fórum Lixo Zero Litoral do Paraná” com a realização, na última sexta-feira (11), de um encontro entre representantes da UFPR-Litoral; de embaixadores Lixo Zero de Matinhos, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná e integrantes do Mandato Goura.

Entre os principais objetivos do evento estão o debate sobre a criação de um Plano Regional de Gestão de Resíduos Sólidos do Litoral Paranaense, envolvendo os sete municípios da região. Também buscar soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente causados pela má gestão dos resíduos sólidos e apresentar boas práticas de gestão de resíduos.

Este fórum contará com a participação de representantes das comunidades, das prefeituras, das entidades e militantes ambientalistas e de todos os envolvidos com a questão dos resíduos sólidos dos sete municípios do Litoral Paranaense, como os representantes das associações de catadores de materiais recicláveis e embaixadores Lixo Zero do Litoral dos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina.

“O objetivo é pensarmos juntos e encontrarmos nas propostas, ideias e soluções para gestão de resíduos no litoral”, disse Iracema Bernardes, integrante do Mandato Goura e especialista sobre políticas e práticas relacionadas à gestão de resíduos sólidos e sobre o objetivo lixo zero.

Plano Regional

O professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR Litoral, Fernando Armani, disse que a realização deste fórum é fundamental e muito importante para se iniciar um processo de implantação de políticas públicas conjuntas aos sete municípios na gestão dos resíduos sólidos.

“A partir de diversas análises e estudos temos claro que é preciso enfrentar esse problema com a definição de um Plano Regional de Resíduos Sólidos do Litoral do Paraná e sua consequente implantação. Sem isso, teremos sempre soluções paliativas e que não enfrentam o problema com seriedade”, disse Armani.

Carta Compromisso

O fórum também produziria um documento final tipo “carta compromisso” com as principais conclusões e encaminhamentos definidos no decorrer da realização do evento.

“Com um documento como este poderíamos fazer com que as prefeituras e outros órgãs assumam o compromisso de encontrar soluções para o problema dos resíduos sólidos, que é gravíssimo no nosso litoral”, disse David Couto, também representante do Mandato Goura.

Participaram da reunião os embaixadores lixo zero Danielle Salmória de matinhos; Mariana de Guaratuba; Muriel Vieira de Paranaguá; Nádia de Pontal do Paraná; o professor da UFPR Litoral Ehrick Melzer e a aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR Litoral, Paola Blanco.