Com grande participação popular foi inaugurada, no sábado (14), a ciclofaixa da Avenida Thiago Peixoto, em Antonina. De mão dupla e com 1,6 km de extensão, a ciclofaixa trouxe segurança aos ciclistas, pedestres e também aos motoristas, que já percebem a diferença na organização do trânsito no ponto considerado o mais crítico da cidade.
Antonina, no Litoral Paranaense, é considerada a cidade da bicicleta, pois ela é o principal meio de transporte para 29% da sua população.
Os recursos para a ciclofaixa foram viabilizados pelo deputado estadual Goura (PDT) por meio de emenda parlamentar do programa Paraná Mais Cidades. Além da sinalização horizontal, foram instaladas sinalização de trânsito, bicicletários e placas informativas ao longo de todo o percurso.
A inauguração da ciclofaixa contou com uma grande bicicletada saindo da Praça Coronel Macedo até o campo de futebol do Guapé, onde foi realizado o ato com a participação de ciclistas, autoridades políticas, lideranças comunitárias, ativistas e representantes da comunidade acadêmica.
Parcerias
“É com imensa alegria que estamos inaugurando esta ciclofaixa que é a concretização de um sonho. Eu quero destacar aqui a importância da parceria com as universidades, a exemplo do programa Ciclovida da UFPR. Sabemos que Antonina já se destaca nacionalmente pelo uso da bicicleta e cabe agora ao poder público criar um novo ciclo, o da ciclomobilidade, e transformar a bicicleta no símbolo de Antonina”, afirmou o deputado Goura.
Outro ponto destacado por Goura foi sobre a conscientização de que no trânsito o maior cuida do menor. “Os motoristas têm que cuidar dos ciclistas e dos pedestres, assim como os ciclistas têm que cuidar dos pedestres. Só assim teremos um trânsito mais harmonioso e com mais respeito”, finalizou.
População já sente os efeitos positivos
“Essa ciclovia só foi possível graças a emenda do deputado Goura, que tem sensibilidade e demonstrou que conhece bem Antonina. Mandou o recurso para uma obra que nos é tão cara porque sabe que Antonina é a cidade da bicicleta”, afirmou o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD).
Ele também observou que às vezes é necessário romper com alguns costumes. “Na verdade, isso acontece quando a gente tem conexão com a comunidade. E foi isso que o deputado Goura demonstrou mandando emenda para uma área crucial”, disse.
O prefeito Zé Paulo também afirmou que os efeitos positivos já estão sendo sentidos pela população. A exemplo da diminuição do número de acidentes não só com ciclistas, mas também entre veículos. “Tínhamos vários acidentes por falta de visibilidade. Com a ciclofaixa, os veículos não podem estacionar e assim não impedem a visibilidade que quem precisa entrar na Av. Thiago Peixoto”, explicou.
Mais segurança para toda população
O presidente da Colônia de Pescadores Z8 de Antonina, Admir Costa Freire, que faz 16 quilômetros de bicicleta todos os dias, já se sente a diferença ao pedalar pela Thiago Peixoto. “A ciclovia ficou muito boa porque fica organizado. Precisa de muito mais na cidade. Foi uma coisa boa que o deputado Goura fez e acho que ele vai fazer mais”, afirmou.
A mesma opinião tem a dona Janete Esperança, que aos 60 anos se confessa uma apaixonada pela bicicleta. “Eu amo andar de bicicleta, ando desde criança. Essa ciclofaixa foi ótima. Espero que seja só o início. Uso a bicicleta pra tudo, carrego a minha neta, meu irmão, a família toda anda de bicicleta. Essa ciclovia foi muito importante por causa do grande movimento de caminhões que vão para o porto. Agora está muito bom, espero que tenhamos mais”.
Ciclista e ativista da ciclomobilidade, José Leonardo já fez inúmeras viagens de bicicleta com a família e sentiu a diferença. “É da água para o vinho. Todo lugar que encontramos uma ciclofaixa a gente automaticamente já sente mais segurança. É uma infraestrutura que mostra o espaço que o ciclista realmente tem e não há aquela disputa entre veículos e bicicletas. Pedalamos com os nossos filhos, são três crianças, e as carretinhas são largas, ocupam um certo espaço na rodovia”, explicou.
União da sociedade
O pesquisador, ciclista e incentivador do ciclismo, José Carlos Belotto coordena o programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fala da importância da organização da sociedade para propor políticas públicas.
“É uma grande alegria ver se concretizar uma ciclofaixa justamente no ponto que a gente já tinha detectado ser o mais perigoso para os ciclistas. É um exemplo da sociedade civil, do meio acadêmico, de fazer pesquisa, batalhar por uma política pública, um deputado faz uma emenda e o prefeito da cidade aceita implementar. Então eu acho que é um exemplo de como a sociedade pode fazer ações que revertam para a população local”, disse.
Novos projetos
De acordo com o diretor de Comunicação de Antonina, Jorge Alberto Sonda, já existem projetos para a implantação de novas ciclofaixas na cidade e diversas ações para educação no trânsito com o objetivo de explicar à população a importância do respeito no trânsito.
“Antonina tem mais ou menos a mesma idade da bicicleta e agora acho que elas fizeram as pazes. O trânsito era muito caótico e ações como esta ajudam a disciplinar e dar mais segurança. Já temos projeto para implementar ciclofaixa até o porto, estamos fazendo trabalho de conscientização em duas escolas e várias campanhas de orientação da população”, explicou Sonda.
Mais participações
Também participaram da inauguração da ciclofaixa os vereadores Wilson Clio de Almeida Filho, Diogo Machado e Paulo Broska, a vereadora Elizandre Rodrigues Machado, o pesquisador e professor David Couto, a arquiteta responsável pelo projeto da ciclofaixa, Natália Weiss, entre outras lideranças do município.
Saiba mais como se deu a conquista da ciclofaixa na Av. Thiago Peixoto, em Antonina no link abaixo.
Veja mais fotos abaixo: