Goura participa, em Antonina, da assinatura de contrato para início das obras da ciclofaixa na Avenida Thiago Peixoto

Foi dada a largada para a construção de uma ciclofaixa na Avenida Thiago Peixoto, a via mais movimentada de Antonina, uma das cidades mais antigas do Paraná e que tem a bicicleta como principal meio de transporte para 29% da sua população.

 

Nesta quinta-feira (24), o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD), assinou o contrato para o início das obras. Os recursos para a ciclovia foram viabilizados pelo deputado estadual Goura (PDT) por meio de emenda parlamentar do programa Paraná Mais Cidades.

 

“Agradeço por essa atenção com Antonina. Nosso município vem se destacando na área do turismo e o cicloturismo é o turismo que a gente quer pra Antonina. Mas não só isso. Muitos antoninenses se utilizam da bicicleta como meio de transporte. Então, sem dúvida nenhuma, esse projeto, que agora vai ser colocado em prática, terá um impacto muito positivo no nosso município”, destacou o Zé Paulo.

 

O deputado Goura acompanhou a assinatura do contrato e falou da importância da infraestrutura cicloviária. “É uma conquista para quem pratica o ciclismo no município, para o cicloturismo e para toda a mobilidade do litoral”, afirmou Goura.

 

 

Segurança para ciclistas

 

O deputado destacou que a Av. Thiago Peixoto é o ponto mais crítico para a segurança dos ciclistas na cidade. Ela é o único acesso rodoviário à Antonina para quem vem de outras cidades e também único acesso para o Porto de Antonina. Apesar do grande fluxo de ciclistas, não há espaço seguro para a circulação.

 

 

O projeto aprovado prevê a implantação de uma ciclofaixa de mão dupla com extensão de 1,6 km, incluindo sinalização horizontal, sinalização de trânsito, bicicletários e placas informativas. O valor do contrato é de R$ 165.561,92.

 

O prazo de execução das obras, após o fim do processo de licitação, segundo informações da prefeitura, é de 120 dias.

 

 

Ponto mais crítico

 

Os pesquisadores e autores do artigo “Antonina: de bicicleta todo dia”, David Couto, José Carlos Belotto e Silvana Nakamori, apontam a Avenida Thiago Peixoto como o ponto mais crítico para a segurança dos ciclistas na cidade.

 

Segundo pesquisa, a contagem volumétrica registrou que quase 30% das pessoas que passaram pela região estavam de bicicleta, contra quase 43% de automóveis.

 

Segundo os dados, 67% dos ciclistas utilizam a bicicleta sete dias por semana, 8% seis dias e 10% cinco dias. E do total de usuários, 40% alegam que a opção pela bicicleta é ser o transporte mais rápido e prático. 27% usam porque é mais barato e outros 27% argumentam que é mais saudável.

 

 

Ciclofaixa é resultado da união da comunidade

 

Vale lembrar que o projeto de construção de uma ciclofaixa na Thiago Peixoto vem sendo gestado desde 2018, quando foi realizado o 1º Fórum de Ciclomobilidade de Antonina. Naquele ano, o então vereador Goura, foi um dos idealizadores do evento.

 

No 2º Fórum, realizado em 2019, já deputado estadual, Goura anunciou que iria destinar uma emenda para que o projeto saísse do papel. A partir disso, a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), sob a coordenação de Henrique Jakobi, fez o projeto que foi apresentado à Prefeitura de Antonina.

 

Veja mais sobre o assunto no link abaixo:

Com emenda do deputado Goura, ativistas, pesquisadores e poder público garantem ciclovia na avenida mais movimentada de Antonina