Mandato Goura

Comissão de Meio Ambiente e Ministério Público promovem audiência pública sobre gestão dos resíduos sólidos no Litoral

Para debater os problemas na gestão dos resíduos sólidos nos sete municípios do Litoral Paranaense, a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Gaema – Regional Paranaguá do Ministério Público do Paraná (MPPR), promovem, nesta quarta-feira (23), a partir das 15 horas, a “Audiência Pública Resíduos Sólidos Litoral do Paraná”, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais da Alep.

 

“Essa audiência é um dos encaminhamentos da reunião que fizemos com a promotora Dalva Marin Medeiros, coordenadora regional do Gaema de Paranaguá, no início de fevereiro”, diz o deputado Goura, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. “A questão dos resíduos sólidos no nosso litoral é muito preocupante em todos os sete municípios e se agrava com a situação precária dos aterros sanitários de Guaratuba e de Paranaguá.”

 

 

A audiência contará com a participação de representantes das prefeituras de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina. “Além de representantes das associações de catadores de materiais recicláveis e embaixadores Lixo Zero do Litoral. O objetivo é pensarmos juntos e encontrarmos nas propostas, ideias e soluções para gestão de resíduos no litoral”, afirma Goura.

 

Gaema Litoral

 

A promotora Dalva Medeiros explicou, na reunião do dia 2 de fevereiro, que o Gaema Regional Paranaguá e a 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público mantém procedimento administrativo para acompanhar a regularização da coleta, tratamento, transporte e destinação de resíduos sólidos nos municípios do litoral do Paraná.

 

“Esse tema dos resíduos sólidos, do lixo, no litoral é muito sério e por isso iniciativas como essa nos ajudam a encontrar as soluções e com a participação da sociedade e poder público”, disse ela na ocasião. A promotora explicou que a questão dos aterros sanitários está sendo enfrentada e que em breve deve ter uma solução.

 

Programação

 

A vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ), Jessica Pertile, fará a abertura da audiência com a apresentação do programa Cidades Lixo Zero. Segundo ela, o objetivo é apresentar e fortalecer a cultura Lixo Zero no litoral do Paraná.

 

Na sequência, os representantes dos municípios fazem suas falas na seguinte ordem:

 

Antonina: o secretário de Meio Ambiente Leonardo dos Santos; Monesio Americo Rodrigues (Bira), da Associação de Moradores da Ponta da Pita e Maria Pirula da Associação de Catadores KM 4.

 

Guaraqueçaba, a secretária de Meio Ambiente, Vanilda Dias; Rafaela Mendes, da Associação de Catadores de Recicláveis Guará e a vereadora Luciane Teixeira;

 

Guaratuba, a secretária de Meio Ambiente, Adriana Correa Fontes; Cleide Rosa da Acamares (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis) e a embaixadora Lixo Zero, Mariana Caroline Teixeira;

 

Matinhos, o secretário de Meio Ambiente, Ari Nomax; o presidente da Associação de Coletores e Selecionadores de Resíduos Sólidos de Matinhos, Marcio Fernandes, e a embaixadora Lixo Zero Danielle Salmória;

 

Morretes, a diretora de Meio Ambiente, Jandaíra dos Santos Moscal, e Sabrine Karoline Pereira, da Morretes Preserva;

 

Paranaguá, o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, e a embaixadora Lixo Zero, Cyntia Bresser;

 

Pontal do Paraná, o secretário de Meio Ambiente, Jackson Cesar Bassfeld; Alyne Cunha, da Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, e Nadia Giacomini, da Eco Pontal – Cooperativa de Catadores de Resíduos Recicláveis.

Também participa a embaixadora Lixo Zero, Flávia de Sá Sotto Maior.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo