“Para promover o conceito Lixo Zero precisamos de ações individuais e, principalmente, de políticas públicas efetivas”, diz Goura

Com uma simples pergunta, feita aos presentes no “1º Fórum Paraná Lixo Zero: a importância do Lixo Zero na proteção do nosso clima”, que aconteceu na semana passada, dia 28, em Pinhais, o deputado estadual Goura (PDT) conseguiu estabelecer uma interação para falar sobre responsabilidades individuais e coletivas sobre o que fazemos com os resíduos, o lixo, que produzimos.

 

“Levanta a mão quem aqui faz compostagem em casa?”, perguntou Goura. “Bem, pelo que percebi uns 30, 35% de vocês fazem.” E o deputado prosseguiu com sua apresentação no painel de abertura do 1º Fórum Paraná Lixo Zero. “Então, esse é um exemplo de ação individual, de responsabilidade individual, que evita que resíduos orgânicos vão para os aterros”, destacou.

 

Goura foi adiante na analogia entre responsabilidades. “Ações individuais são importantes, mas precisamos de políticas públicas efetivas para tratar de questões como a coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos”, alertou o deputado, destacando que o mandato tem atuado em favor do conceito e prática do lixo zero.

 

O deputado lembrou que o primeiro projeto de lei (PL 69/2019) protocolado por ele na Assembleia Legislativa e que se tornou a Lei 19.979 de 22 de Outubro de 2019, foi o que Instituiu a Semana Estadual do Lixo Zero no Estado do Paraná. “Depois de aprovarmos essa lei fizemos muitas outras ações para promover a ideia Lixo Zero”, disse.

 

Confira a apresentação com as principais ações do Mandato Goura para promover o conceito e ações Lixo Zero:

 

 

A ideia de “lixo zero” é um conceito que promove o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, com o objetivo de redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para aterros sanitários ou incineração.

 

“Temos que envolver a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada, as universidades e a população em geral para trabalhar com este conceito que pode mudar a realidade de como tratamos o lixo que produzimos”, afirmou Goura.

 

Conheça o movimento Lixo Zero Paraná: