Mandato Goura

Curitiba tem aula pública e panfletagem em favor da tarifa zero nesta terça-feira (31)

Representantes dos movimentos sociais e do Mandato Goura promovem, nesta terça-feira (31), a partir das 17 horas, na Praça Rui Barbosa, aula pública com especialistas e ativistas sobre a viabilidade da adoção da tarifa zero no transporte público de Curitiba.

 

Essa mobilização também terá panfletagem simultânea em diversas praças e terminais de ônibus explicando a proposta da tarifa zero para a população.

 

A aula pública contará com a participação do deputado estadual Goura (PDT), dos vereadores Dalton Borba e Marcos Vieira, ambos do PDT, e de especialistas como o professor aposentado da UFPR, Lafaiete Neves, e de ativistas para apresentar dados e tirar dúvidas da população sobre a tarifa zero.

 

“A proposta de termos tarifa zero no transporte de Curitiba vem ganhando cada vez mais força no debate público, mas muita gente ainda tem dúvidas que seja possível adotá-la. Por isso, vamos às ruas para mostrar que a gratuidade do transporte, aliada à melhoria urgente no serviço, pode ser realidade em Curitiba”, disse o deputado Goura.

 

Política pública

 

O deputado defende que é possível sim ter ônibus de graça com a adoção da tarifa zero como política pública de transporte. “Nós defendemos que a tarifa zero, o passe livre no transporte coletivo, seja uma política pública nacional, que também pode ser financiada de forma integral pelo orçamento dos municípios, dos governos estaduais e Federal”, explicou. “Temos atualmente 74 municípios que adotam a tarifa zero no Brasil, sendo que dez deles no Paraná”, contou Goura.

 

Segundo Goura, uma proposta para viabilizar a Tarifa Zero seria a criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana (SUM), inspirado no modelo da saúde e de assistência social do Brasil, proposto pelo Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT).

 

Outras medidas

 

Goura disse que mesmo antes da adoção da tarifa zero uma série de medidas já poderiam ser colocadas em prática gradualmente para melhorar o transporte público de Curitiba.

 

“A volta da tarifa domingueira, a passagem mais barata aos domingos para o lazer das famílias; dias de catraca livre em algumas linhas e regiões com grande dependência do transporte público e a integração temporal, permitindo rotas mais flexíveis, poderiam ser adotadas pela Prefeitura de Curitiba”, detalhou Goura.

 

 

Direito à cidade

 

“O acesso ao transporte público é o principal instrumento para garantir às pessoas o direito de ir e vir e de usufruir de tudo o que a cidade oferece, como trabalho, educação, saúde, esporte e lazer. Essa luta também inclui o direito à moradia: quem estuda ou trabalha não pode ser empurrado para as regiões periféricas e carentes de infraestrutura. Usufruir da cidade é um direito de todas as pessoas”, disse Goura.

 

 

Serviço:

Terça-feira, a partir das 17 horas.

Aula Pública sobre a tarifa zero na Praça Rui Barbosa

Panfletagem nas praças: Praça Rui Barbosa; Carlos Gomes e Tiradentes; e nos terminais: Cabral; Guadalupe; Barreirinha; Capão da Imbuia; Portão e Pinheirinho e na Estação Central.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo