Deputado Goura entrega equipamentos às coordenadorias de Defesa Civil de Guaratuba, Piraquara e Quatro Barras

As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec) das prefeituras de Guaratuba, Piraquara e Quatro Barras receberam do deputado estadual Goura (PDT) dois Kit Compdec da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cepdec), que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do Programa Paraná Mais Cidades do Governo do Paraná.

 

“São equipamentos essenciais para que as equipes de Defesa Civil desses municípios deem a primeira respostas em casos de incêndios florestais, enchentes, alagamentos e outros desastres. Com a nossa emenda fortalecemos o sistema de defesa civil”, comentou Goura.

 

Kit Compdec

 

As entregas dos Kit Compdec aconteceram nos dias 30 e 31, nas prefeituras de Piraquara e de Guaratuba respectivamente. Um dos Kit Compdec vai atender as coordenadorias municipais dos municípios de Piraquara e de Quatro Barras e o outro a de Guaratuba.

 

O Kit Compedec é composto por seis roupas jardineira, duas motosserras, 10 luvas de vaqueta, 30 luvas de borracha, 10 lanternas de cabeça, 10 lanternas portáteis, duas lanternas holofotes, duas mochilas costais, seis abafadores, dois sopradores, 10 capacetes e 50 coletes.

 

O chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil, major Daniel Lorenzetto, explicou a os Kit Compdec são muito importantes para minimizar as consequências de desastres. “Com as coordenadorias municipais melhor equipadas é possível agir de pronto e enfrentar o problema logo no início até que, se for necessário, outros órgão entrem em ação como a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros”, explicou.

 

Segundo Lorenzetto, cada kit é suficiente para equipar 10 agentes para atuarem em situações para o primeiro atendimento em caso de desastres envolvendo inundações ou alagamentos, princípios de incêndios em vegetação e outras situações de emergência.

 

Prefeitura de Guaratuba

 

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), destacou a importância de se fortalecer a Defesa Civil do município melhorando a infraestrutura com os novos equipamentos.

 

“Fico feliz que o município de Guaratuba tenha sido contemplado pela emenda do deputado Goura. As ações de prevenção e de atendimento rápido são fundamentais para a preservação do meio ambiente”, comentou Justus.

 

 

Prefeitura de Piraquara

 

O Kit Compdec entregue à Prefeitura de Piraquara também vai atender à Prefeitura de Quatro Barras. As duas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compedec) dos municípios atuam de forma conjunta. “As duas coordenadorias estão integradas para garantir a proteção da população em caso de desastres naturais, como vendaval, incêndio florestal, enxurrada, enchente ou deslizamentos”, explicou Lorenzetto.

 

 

Emenda Parlamentar

 

Goura ressaltou ainda que a destinação de emenda tem por objetivo fortalecer a estrutura das Compdecs do estado.  “Os recursos provenientes de emendas dos deputados da Assembleia Legislativa são para auxiliar na estruturação dos municípios em diversas áreas”, disse.

 

Com a emenda do deputado Goura já foram beneficiados com o Kit Compdec os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Piraquara/Quatro Barras e Guraratuba. Um outro Kit Compdec será destina do ao Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (CBMPR).