Mandato Goura

Doação de madeiras apreendidas pelo Ibama beneficia entidades de Antonina

Recentemente o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) doou 10 m³ de madeira ilegal apreendida em Pontal do Paraná para a Associação de Produtores Filhos da Terra do MST de Antonina e para a Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina (Ademadan).

 

A doação, intermediada pelo mandato do deputado estadual Goura (PDT), foi feita em partes iguais e vai atender demandas importantes das duas entidades.

 

De acordo com informações do Ibama-Paranaguá, a madeira foi apreendida durante operação esporádica realizada em empresas que comercializam madeiras nativas. A espécie é a garapeira, também conhecida como amarelão, e foi encontrada no pátio de uma empresa de materiais de construção sem o devido registro nos sistemas oficiais.

 

Doações

 

As doações de madeira apreendida pelo Ibama seguem a Instrução Normativa 19/2014 do Ibama, que autoriza o repasse para entidades com fins sociais e ambientais que não visam lucro.

 

São dois tipos de doações, a compulsória, que decorre de prisão em flagrante, como foi o caso da operação realizada em Pontal do Paraná, e a doação após recolhimento pelo Ibama e definição de destino dos materiais.

 

Recentemente o Mandato Goura, depois de uma orientação do Ibama, encaminhou ofício para várias entidades para que elas realizassem o cadastro junto ao instituto para tornarem-se aptas a receber as doações, que além de madeiras, podem envolver embarcações, veículos e qualquer outro material relacionado a crime ambiental.

 

“Estamos fazendo essa parceria com o Ibama para que cada vez mais entidades quilombolas, indígenas e demais povos e comunidades isoladas se tornem aptas para receber essas doações e dar seguimentos a projetos que vão melhorar a vida nas comunidades”, afirmou Goura.

 

Utilização da madeira

 

A Associação Filhos da Terra informou que as madeiras serão utilizadas para melhoria da infraestrutura da sede, que terá impacto sobre o desenvolvimento de diversas modalidades de turismo, como o turismo rural, o turismo de natureza, o cicloturismo e o turismo de base comunitária. Além disso, também vai favorecer a realização de eventos culturais e projetos pedagógicos voltados à educação ambiental e à agroecologia.

 

“Pretende-se terminar o refeitório onde a associação atende seus visitantes, como grupos de universidades e colégios que realizam visitação, no barracão onde se realizam as reuniões da comunidade, além de espaço de armazenamento de materiais recicláveis. Também serão construídos mais bancos e mesas visando o aumento do número de visitantes à comunidade”, informou o representante da Associação, Jonas Aparecido de Souza.

 

 

 

 

Já a Ademadan pretende utilizar a madeira recebida em projetos voltados ao fortalecimento do turismo, em especial o turismo de natureza e o cicloturismo. A ONG está alinhando com a Prefeitura de Antonina a reconstrução do ‘Mirante da Pedra’, que fica no morro Bom Brinquedo, no centro da cidade, local com trilha calçada e com vista privilegiada para a Baía de Antonina.

 

Além de reconstrução da estrutura do mirante, a madeira será utilizada para estruturar a trilha, com passarelas, corrimãos e placas de sinalização, garantido acesso seguro aos visitantes.

 

A ONG também pretende construir portais em dezenas de comunidades da cidade, com seus nomes talhados e com pequeno mapa da rota de cicloturismo, e algumas estruturas ligadas ao lazer, como bancos de praça e brinquedos em comunidades carentes deste tipo de infraestrutura.

 

“Em parceria com a Prefeitura de Antonina, o Mandato Goura mapeou 15 rotas que irão compor o futuro circuito de cicloturismo de Antonina. Com a instalação destes portais, a ideia é dar visibilidade e fortalecer a identidade das comunidades visando o fomento também ao turismo de base comunitária”, informou o professor David Couto, que é também assessor parlamentar no Mandato Goura e acompanhou toda a operação em Antonina.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo