Mandato Goura

Em reunião com a Comissão de Cultura da Assembleia, governo diz que vai apoiar divulgação internacional do filme “Deserto Particular” ao Oscar 2022

Em reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Goura (PDT), nesta quarta-feira (27), a superintendente-geral da Cultura, Luciana Pereira, confirmou que o Governo do Paraná vai apoiar a campanha de promoção internacional do filme “Deserto Particular” do diretor Aly Muritiba, que foi pré-indicado pelo Brasil para disputar uma vaga na categoria de melhor Filme Internacional no Oscar 2022.

 

“Esta decisão da Superintendência de Cultura de apoiar o filme Deserto Particular do Aly Muritiba, que é uma produção paranaense, é muito significativa e mostra que o apoio à cultura deve ser uma política de governo e de Estado”, disse Goura, ao elogiar a superintendente-geral Luciana Pereira pela decisão. “O filme também tem todo o apoio da Assembleia Legislativa, da Comissão de Cultura e dos deputados estaduais.”

 

 

Logo no início da reunião, que aconteceu de forma remota e contou com a presença do diretor Aly Muritiba, que é baiano radicado em Curitiba, do produtor Antonio Gonçalves Junior e de representantes do Mandato Goura e de presidente da Comissão de Cultura, Ademir Bier, a Luciana Pereira elogiou o filme e confirmou que o governo vai apoiar a divulgação internacional do filme.

 

“Vamos apoiar sim a campanha para que o filem Deserto Particular seja escolhido para participar do Oscar 2022 na categoria Filme Internacional. Esse apoio demonstra que estamos comprometidos com a produção cultural do Paraná. Entendemos a importância dessa participação e, principalmente, reconhecemos o brilhantismo da obra”, disse Luciana Pereira.

 

Agradecimento ao apoio

 

O diretor Aly Muritiba agradeceu o apoio e disse que essa parceria com a Superintendência de Cultura fará toda a diferença na divulgação do filme no exterior e explicou que a indicação pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) foi só o primeiro passo para que o filme concorra ao Oscar 2022.

 

“Agora precisamos estar no maior número de cinemas mundo a fora e principalmente nos Estados Unidos. Temos que conquistar os membros da Academia de Cinema norte-americana para sermos indicados a disputar o Oscar. Por isso, temos que ter dinheiro para fazer toda uma estratégia de campanha lá fora”, explicou Aly Muritiba.

 

 

Segundo o produtor, Antonio Gonçalves Junior, o apoio do Governo do Paraná será fundamental para que sejam arrecadados os valores necessários para a divulgação internacional do filme Deserto Particular. “Não é pouco dinheiro. A nossa solução é fazer uma captação por meio das leis de incentivo, que é a forma mais rápida e eficiente neste momento”, descreveu.

 

Destacar o Paraná no exterior

 

Luciana Pereira disse que a superintendência vai fazer tudo para que o processo seja o mais célere possível. “O governador Ratinho Jr. deu o aval e vamos fazer com que as empresas estatais paranaenses contribuam com o patrocínio neste processo de apoio ao filme”, contou ela. O diretor Aly Muritiba disse que isso é muito importante. “Queremos que o Paraná, que as empresas do Paraná apareçam como apoiadoras do filme”, disse ele.

 

O filme Deserto Particular foi selecionado pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais(ABCAA), que é a única entidade responsável pela seleção junto à Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (AMPAS) que promove o Oscar, no dia 15 de outubro entre 15 filmes. A partir disso o filme só disputará o Oscar se for selecionado pelos membros da AMPAS.

 

A primeira lista de pré-selecionados sai no dia 21 de dezembro de 2021 e a lista final, com os cinco indicados para disputar a categoria Filme Internacional, será divulgada no dia 8 de fevereiro de 2022. A premiação do Oscar 2022 acontece em 22 de março de 2022.

 

Assista ao trailer do filme Deserto Particular abaixo:

 

 

Ficha Técnica

 

Elenco: Antonio Saboia, Pedro Fasanaro, Thomas Aquino, Cynthia Senek e Laila Garin. Roteiro: Aly Muritiba e Henrique Dos Santos.

Direção: Aly Muritiba.

Direção de fotografia: Luis Armando Arteaga.

Direção de arte: Fabíola Bonofiglio e Marcos Pedroso.

Figurino: Isbella Brasileiro.

Caracterização: Britney Federline.

Montagem: Patrícia Saramago.

Som direto: Marcos Manna.

Direção de produção: Thamires Vieira, Max Leean.

Produção executiva: Chris Spode e Raiane Rodrigues.

Desenho de som: Daniel Turini, Fernando Henna e Henrique Chiurciu.

Produção: Antonio Gonçalves Junior e Luís Galvão Teles.

Empresas produtoras: Grafo, Muritiba e Fado Filmes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo