Publicado há 2 semanas

A menos de 60 dias do encerramento do contrato dos pedágios, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não publicou o relatório final da Audiência Pública n° 01/2021, encerrada em 5 de abril, para a avaliação e realização de contribuições para o Programa de Exploração Rodoviária (PER).

 

Diante da falta de transparência no processo, o líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Goura, usou a tribuna nesta terça-feira (5) para cobrar a publicação da versão final proposta para o PER e o edital das novas concessões.

 

“O que causa espanto é que até agora, nós estamos em outubro, e não sabemos ainda o que a ANTT recebeu dessas demandas que foram enviadas. Pois nada foi publicado até o momento. Foram milhares de sugestões enviadas pela sociedade civil e por nós, deputados”, ressaltou.

 

Outro ponto questionado por Goura é sobre o período de interstício entre o encerramento do atual contrato e o início da vigência do próximo. Hoje, a manutenção e a segurança de rodovias, incluindo serviços de suporte ao usuário e o atendimento em caso de acidentes, são responsabilidade das concessionárias. “Como estamos às vésperas do encerramento do contrato e nada foi publicado, não sabemos quem vai assumir essa responsabilidade e quanto vai custar aos cofres públicos”, ponderou Goura.

 

Goura informou que foi aberto um Requerimento na Alep, com o apoio do líder do governo, deputado Hussein Bakri, e a pedido da CicloIguaçu, para cobrar da ANTT a veiculação pública do relatório final da Audiência Pública, bem como a versão proposta para o PER e edital das novas concessões.

 

Veja o pronunciamento do deputado Goura sobre o assunto no vídeo abaixo.