Publicado há 2 semanas

O deputado Goura (PDT) entregou, nesta segunda-feira (4), Menção Honrosa da Assembleia Legislativa ao cônsul e cônsul adjunto da Argentina, Eduardo Alfredo Leone e Sebastián Gonzalo Bertuzzi, respectivamente. Goura é o vice-presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

 

“Esta homenagem tem por objetivo reforçar os laços históricos que os nossos países, com destaque para o Estado do Paraná e as províncias argentinas, têm ao logo do tempo. São relações políticas, econômicas e culturais”, disse Goura.

 

Os cônsules antecessores, Pedro Ezequiel Marotta e Carlos Nazareno Ayala (Adjunto), também foram agraciados com Menção Honrosa em razão do trabalho prestado à frente do Consulado da República Argentina em Curitiba.

 

“O consulado não é uma representação política, que cabe a Embaixada da Argentina. Mas eu como cônsul tenho que ter uma boa relação com o Governo do Paraná e isso também inclui a Assembleia Legislativa. O que é importante”, disse Leone.

 

Audiência grandes felinos

 

Goura disse que no dia 29 de novembro será realizada uma audiência Pública sobre os “Grandes Felinos do Paraná” e que fez o convite para que representantes do Governo da Argentina possam participar do evento.

 

“Temos o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e na Argentina o Parque Nacional Iguazú, que são habitat da onça pintada, o maior felino das Américas. É muito importante que os argentinos também participem desta audiência”, disse Goura.

 

“Ensejamos aos atuais cônsules votos de que a relação entre Paraná e Argentina se aprofunde, permitindo uma parceria estratégica continuada, com aumento nas trocas comerciais, culturais, na ciência, tecnologia e inovação”, destacou Goura.

 

Conversa sobre o Mercosul

 

O deputado Goura disse que vai sugerir ao presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Luiz Carlos Martins (PP), a realização de uma reunião com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, com os membros da comissão.

 

“Temos muitos assuntos em comum em diversas áreas, que vão do agronegócio ao turismo e a visita do embaixador ao Paraná será uma oportunidade para a Assembleia se integrar mais nas discussões de cooperação internacional que também passam por questões como cultura e meio ambiente”, informou Goura.