Publicado há 5 meses

O deputado estadual Goura (PDT) foi impactado positivamente ao conhecer os primeiros resultados da ação social promovida pelo projeto Mais Cor, Mais Vida, que está mudando o ambiente escolar do Colégio Estadual Professora Maria Balbina, que fica no Bairro Tarumã, em Curitiba (PR).

“Esta integração entre arte e educação é inspiradora e transformadora. Ela deve ser ampliada para todas as escolas do Paraná, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Superintendência de Cultura”, destacou o deputado após visitar o colégio, na sexta-feira (12), acompanhado da idealizadora e coordenadora do projeto, a produtora cultural Beth Capponi e pelo diretor da escola Roserlei Corsi.

O projeto

O projeto Mais Cor Mais Vida, que está na sua segunda edição, realizou a pintura de um mural de grafite e outro de lambe-lambe, além da pintura do muro externo da escola. Também prevê a realização de oficinas on-line para alunos, professores e funcionários e para a comunidade promovida por artistas colaboradores do projeto. As oficinas têm como tema fotografia, desenho livre, grafite e ilustração.

“A visita do deputado Goura é de fundamental importância para dar amplitude as nossas ações, que são pensadas, primeiramente, como um projeto social e, depois, como um projeto de responsabilidade ambiental, com a destinação correta dos resíduos e a compensação por meio da doação de 100 mudas de árvores frutíferas para a escola ter um pomar, que era um sonho deles”, explicou Capponi.

Revitalização da escola

O projeto Mais Cor, Mais Vida, que foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural, também prevê a revitalização da escola com a construção de novos espaços para biblioteca, sala de artes e sala de empreendedorismo. “Vamos viabilizar os recursos para estes novos espaços por meio de financiamento coletivo e que será lançado em breve”, informou a coordenadora do projeto.

Promoção da arte
O deputado Goura se comprometeu em ajudar na divulgação e na busca de recursos para a construção dos novos espaços para a escola. “É um projeto importante que vai contra corrente da recente onda de ataques à Educação Pública às artes e ao ensino das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes, como quer o governador Ratinho Jr ao propor a diminuição da carga horária”, alertou.

Clique na foto abaixo e acesse o site do projeto Mais Cor, Mais Vida:

“O projeto Mais Cor, Mais Vida cria um ambiente artístico e cultural que proporciona o desenvolvimento da individualidade humana de como todo. Por isso, vamos apoiar a iniciativa e ajudar para que todos os objetivos do projeto se realizem. Também queremos que o projeto sirva de exemplo para outras iniciativas nas escolas públicas do Paraná”, afirmou. “Propomos a valorização da educação Pública de qualidade, da arte e dos artistas, da cidadania, da política para a construção de um futuro de esperança para todos”, completou Goura.