Publicado há 2 meses

Dando continuidade às ações políticas voltadas para as demandas do Litoral Paranaense, o deputado Goura (PDT), participou, na noite desta segunda-feira (2), de um encontro virtual com representantes do setor cultural da região para tratar da representatividade junto aos conselhos municipais de cultura e da aproximação com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado do Paraná (Sated-PR).

 

“Nosso mandato está comprometido em tratar todas as questões que necessitem da atuação política parlamentar e de políticas públicas. Já temos atuado junto às comunidades do litoral para tratar de questões ambientais, de fomento ao turismo sustentável. Agora o foco é na questão cultural, tão importante, se não mais relevante, como todas as outras”, disse Goura ao se dirigir aos participantes da reunião.

 

Espaço de escuta

 

O deputado foi claro ao dizer que antes de tudo estava participando da reunião, que foi sugerida a partir de conversa com o presidente do Sated-PR, Adriano Esturilho, para escutar as reivindicações dos representantes do setor cultural do litoral. “Meu papel aqui é criar um espaço de escuta. Antes de tudo precisamos saber ouvir as reivindicações das classes artísticas”, disse Goura.

 

Encaminhamentos

 

Depois que os participantes se manifestaram, o deputado Goura fez três encaminhamentos a partir do que foi relatado. No caso de Paranaguá, será feito um requerimento, por meio da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, pedindo que a prefeitura realize a eleição para a escolha do vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá.

 

Também foi sugerido expediente para a Superintendência Estadual de Cultura do Governo do Paraná solicitando maior transparência na divulgação do cronograma dos editais da Lei Aldir Blanc. Outro encaminhamento proposto foi enviar ofício às prefeituras paranaenses com uma minuta da Lei Aldir Blanc sobre como receber os recursos previstos.

 

Audiência Pública

 

O deputado Goura também disse que a partir dessas ações todos os envolvidos na questão cultural do litoral, artistas, técnicos e gestores, devem trabalhar para a realização de uma audiência pública com a participação de representantes de todos os sete municípios da região.

 

“É fundamental dar continuidade às ações e uma audiência será importante para criar um movimento em favor do fomento da cultura no litoral. Também ajuda a engajar as pessoas a participarem e a agir em defesa da cultura na região”, disse Goura.

 

“É muito importante a participação da sociedade civil nos conselhos estadual e, no caso do Litoral Paranaense, nos conselhos municipais, e com o apoio dos sindicatos e do Poder Legislativo”, disse Esturilho, presidente do Sated.

 

Participaram da reunião Rita Lins (Frente Movimento); Sandra Choinski (Conselheira de Paranaguá); Ana Venâncio (Guaratuba); Wagner (Paranaguá); Ana Paula Venâncio (Conselho de Guaratuba) e Carolina Bee de Antonina.