Mandato Goura

Goura participa do lançamento do Caderno de Proposições pela reforma urbana e direito à cidade do Observatório das Metrópoles

“Precisamos colocar em pauta, com prioridade absoluta, o debate sobre o direito à cidade e sobre a reforma urbana”, disse o deputado Goura (PDT) no lançamento do Caderno de Proposições “Subsídios a uma agenda pela reforma urbana e o direito à cidade/metrópole na Região Metropolitana de Curitiba” do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

 

 

Goura destacou a importância da publicação do Caderno de Proposições, que contou com apoio do Mandato Goura, e de todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles. “Quero elogiar todos os envolvidos e dizer que podem contar com a gente para promover o debate e a luta pela reforma urbana e pelo direito à cidade.”

 

Clique na imagem abaixo para acessar o Caderno de Proposições:

 

 

A pesquisadora do Ipea e integrante do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Rosa Moura, disse que a publicação do Caderno de Proposições é muito importante para chegar àqueles que precisam conhecer o seu conteúdo. “Agradeço ao deputado pelo apoio. Assim, este caderno impresso terá mais alcance do que se estivesse só disponível nas telinhas”, destacou.

 

O deputado retribuiu dizendo que o caderno será muito útil para aqueles que estão envolvidos na luta por moradia e outras fundamentais para a população. “Temos que colocar com urgência esses temas em pauta na política e na perspectiva das eleições municipais de 2024”, disse ele.

 

“Temos que eleger mais mandatos comprometidos com a pauta pelo direito à cidade, com o direito à moradia.”

 

Goura lembrou que estudou e frequentou os corredores e salas de aula da UFPR durante a graduação e pós em Filosofia. “Ao entrar aqui me vieram boas recordações”, disse. Ele disse que como filósofo não poderia deixar de dizer que é necessário engajamento para mudar as coisas.

 

“Por isso vou citar a famosa frase do Marx, que está no livro ‘Teses sobre Feuerbach’: Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”.

 

Roda de Conversa

 

 

O evento, que ocorreu, na noite desta terça-feira (16), no Anfiteatro 400 do edifício Dom Pedro I, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na forma de roda de conversa, contou com a participação de Carolina Israel (professora do Departamento de Geografia – UFPR); Liria Nagamine (doutoranda do PPGGEO – UFPR); Marina Sutile (1º Lugar Dissertação Prêmios ANPUR 2023 e ex-aluna PPU – UFPR); Daisy Ribeiro (Terra de Direitos); Madianita Nunes da Silva (professora do PPG em Planejamento Urbano – PPU|UFPR) e Luiz Belmiro Teixeira (professora do PPG em Planejamento Urbano – PPU – UFPR).

 

Caderno de Proposições

 

O caderno “Subsídios a uma Agenda pela Reforma Urbana e o Direito à Cidade” sintetiza as proposições, experiências e os relatos de lutas populares pelo direito à cidade e pela reforma urbana em Curitiba e Região Metropolitana, que integram o livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade na RM Curitiba”, lançado em 2022 pelo Núcleo Curitiba.

 

Clique na imagem abaixo para acessar o livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade Curitiba”:

 

 

O livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade na RM Curitiba” tem como objetivo oferecer à sociedade elementos que auxiliem na compreensão do estado atual da luta pela Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) dentro do projeto “Reforma Urbana e Direito à Cidade: os desafios para o desenvolvimento nacional”, que propõe um balanço crítico sobre os caminhos e desafios nas metrópoles brasileiras

 

Observatório das Metrópoles

 

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é composto por mais de 400 pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior, distribuídos em 18 núcleos regionais.

 

O Núcleo Curitiba foi criado em 2022 e tem como integrantes a Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Frente Mobiliza Curitiba e o Instituto Federal do Paraná (IFPR – União da Vitória).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo