Publicado há 1 mês

O deputado Goura (PDT) se reuniu, virtualmente, nesta quarta-feira (10), com o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR, Guilherme Rangel, para tratar de questões relacionadas à bicicleta e avaliar as mais recentes reivindicações sobre políticas públicas e infraestrutura cicloviária.

“Apresentamos as pautas que são as mais urgentes, que vão desde o pedido para que o Detran-PR apoie a inclusão de infraestrutura cicloviária nos trechos urbanos das rodovias nos novos contratos do pedágio que estão para serem licitados, até questões mais pragmáticas como a inclusão da bicicleta nas provas práticas de condutores do Detran-PR”, contou Goura.

Confira abaixo o post sobre o abaixo-assinado que leva ao link para assiná-lo:

CicloParaná e Conciclo

O deputado também sugeriu ao diretor o fortalecimento do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), que é um colegiado que está sob a coordenação do Detran-PR e é responsável pela execução das propostas estabelecidas pelo Programa Paranaense de Ciclomobilidade (CicloParaná).

“É preciso dar destaque e fortalecer o Conciclo. Temos nele aliados como a CicloIguaçu e o Ciclo Vida da UFPR e que podem fazer com que este conselho tome decisões mais afinadas com as demandas dos ciclistas e em favor das políticas para bicicleta no Paraná”, disse Goura.

Sobre a inclusão da bicicleta nas provas práticas para condutores, o deputado lembrou que, quando era da CicloIguaçu, o Detran-PR incluiu duas questões, entre as 30 teóricas, sobre a bicicleta. “Agora queremos que o Detran-PR coloque a bicicleta no teste prático como já faz o Detran de Pernambuco”, explicou.

Outra sugestão feita pelo deputado foi a de que o Detran-PR reedite a cartilha “Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, que traz os artigos, direitos e deveres, referentes à bicicleta no CTB. Como também a retomada da distribuição dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como as faixas reflexivas que foram distribuídas aos ciclistas pelo Detran-PR.

Confira a cartilha sobre os artigos referentes a bicicleta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Detran-PR analisará propostas

O diretor Guilherme Rangel disse que todas as reivindicações serão avaliadas pela diretoria do Detran-PR. “Vamos encaminhar todas as sugestões para análise. Precisamos avaliar todos os elementos que envolvem essas propostas”, disse. “Todas as demandas são válidas.”

“Essa questão de incluir na prova prática a bicicleta tem que ser avaliada com detalhe, pois precisamos estudar e consultar o Denatran sobre como implantar esta proposta”, explicou Rangel. Sobre a reedição da cartilha ele disse que esta demanda será avaliada.

“Acredito que esse material tem papel importante nas ações de conscientização tanto de motoristas como de ciclistas, que também cometem infrações. Por isso, acho que é viável reeditá-la”, disse. A mesma posição foi manifestada sobre os EPIs. “Que também são fundamentais para a segurança dos ciclistas”.

Mapa Cicloviário Estadual

Rangel aproveitou para informar que está estudando a criação de um mapa digital que contenha as ciclovias do Paraná. “Acredito que esta será uma ferramenta muito útil para os ciclistas, que poderão ter acesso a informação sobre quais são as vias mais adequadas, que são as ciclovias”, explicou o diretor do Detran-PR.

A reunião também contou com a participação dos assessores parlamentares do Mandato Goura, Ivo Reck, chefe de gabinete, e Luza Basso, da área de projetos.