O que rolou no primeiro dia do Mandato Goura na Climate Week, em Salvador

Poucas horas em Salvador foram suficientes para o Mandato Goura fazer vários contatos com ativistas sociais e representantes de entidades do mundo todo na luta contra as mudanças climáticas.

Organizado pela ONU, a Climate Week – Semana Climática da América Latina e Caribe -teve início nesta segunda-feira (19) com o objetivo de discutir a implementação das metas do Acordo de Paris e promover negócios pela redução de emissões de gases-estufa.

Encontro com a senadora mexicana Verónica Camino

A senadora Verónica Carmino, do estado de Yucatán, no México, é atuante na pauta da segurança pública, do meio ambiente, das questões feministas e da preservação da cultura indígena.

A ela foram entregues materiais do Mandato Goura, como a cartilha sobre cannabis medicinal, e ficou estabelecida uma cooperação entre os mandatos referentes às causas em comum entre os dois países.

Além disso, ela compartilhou dados sobre a reforma no país que garante paridade de gênero no Executivo, Legislativo e Judiciário – 50% das vagas são destinadas às mulheres. Na Assembleia Legislativa do Paraná, por exemplo, as mulheres ocupam menos de 10% das 54 vagas parlamentares.

ACM Neto – Prefeito de Salvador

Goura encontrou-se também com ACM Neto, prefeito de Salvador, que durante a abertura do evento reiterou que a causa ambiental deve ser colocada acima das questões partidárias e ideológicas por se tratar de um tema do interesse de todos – conceito também compartilhado pelo deputado Goura.

 

#PLANTFORTHEPLANET

O Plant-for-the-Planet é uma iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar crianças e adultos sobre as questões da mudança climática e justiça global. “Pare de falar e comece a plantar!” é o lema do movimento. O Mandato Goura aderiu à campanha.

Coopecab e Bike Anjo

Goura conversou com Pedro Viana, diretor da Cooperativa dos Criadores das Abelhas do Brasil (COOPCAB) e um dos líderes dos criadores de abelhas nativas da Bahia. Viana é um dos articuladores da Lei nº 13.905/2018, que dispõe sobre a criação, o comércio, a conservação e o transporte de Abelhas Nativas sem Ferrão (meliponíneos), na Bahia.

O deputado também se encontrou com JP Amaral, criador do Bike Anjo, projeto de voluntários que atua em diversas cidades do país ajudando pessoas a começarem a pedalar. Caso queira aprender, procure o @Bike Anjo na sua cidade.

 

Rango Vegan – Primeiro restaurante vegano do Nordeste

Durante o almoço, as questões ambientais continuaram em pauta no Rango Vegan, primeiro restaurante vegano do Nordeste, localizado no Pelourinho. A Chef Carol Reis compartilhou sua história de ativismo e sobre a cultura vegana no Nordeste do país e seu impacto no meio ambiente.

Protestos contra o Governo Federal

O evento também está sendo palco de protestos contra os ataques do Governo Federal ao meio ambiente. Além das muitas vaias recebidas pelo Ministro Ricardo Salles durante sua fala, diversos atos estão ocorrendo durante a semana para chamar a atenção para a gravidade da situação.


Ato da Engajamundo, organização de ativistas comprometidos com o futuro do planeta.

Atos em todo o Brasil em defesa da Amazônia nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23), milhares de pessoas vão às ruas protestar contra os ataques do Governo Federal ao meio ambiente e contra às queimadas na Amazônia, que tiveram grande destaque esta semana com a onda de fumaça que fez o virar noite em São Paulo e outras cidades do Sudeste e Sul do Brasil.

Clique aqui e confirme presença no evento.

 

A Climate Week vai até domingo. Acompanhe o evento nas redes do @MandatoGoura e no Instagram @goura_nataraj. Go!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here