Movimento lança abaixo-assinado pela recuperação e manutenção da Estrada Vereador Benedito de Paula Louro – Caminho de São Francisco

No próximo domingo (03/07) um grupo de moradores do Guairacá e região vai lançar um abaixo-assinado pedindo à Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR), providências para a recuperação e manutenção da estrada Vereador Benedito de Paula Louro.

 

A via rural, também conhecida como Estrada do Guairacá ou Caminho de São Francisco é de grande importância para o município. Por ela circulam usuários que movimentam a vida em comunidade e a economia do Distrito Guairacá e entorno.

 

 

 

Ao longo dos seus 50 km de extensão estão instalados empreendimentos de Turismo Rural, com projetos reconhecidos por órgãos públicos municipais e estaduais.

 

Também utilizam a estrada turistas vindos de toda parte do estado e do País, ciclistas e demais visitantes do Parque Estadual São Francisco da Esperança, aonde está localizado o Salto São Francisco. Com seus mais de 190 metros de queda d’água incrustrada entre a vegetação nativa da Mata de Araucária, o Salto está entre as importantes belezas naturais do nosso estado, com enorme potencial turístico e grande importância ambiental para o Paraná.

 

Apesar de toda esta importância para o desenvolvimento local, há anos a Estrada encontra-se em estado precário em quase toda sua extensão. Buracos na pista, falta de sinalização, acostamento impraticável, inexistência de barreiras de controle de velocidade, falta de manutenção adequada e ausência de ciclovia são alguns dos desafios que os usuários enfrentam diariamente na via.

 

Segundo a moradora da Comunidade do Saltinho, Anneliese Sá, a situação que vem se agravando e trazendo enormes prejuízos aos usuários motivou a criação do movimento JUNTOS PELA ESTRADA e do abaixo-assinado. O documento reivindica dos órgãos competentes as seguintes providências: recuperação e manutenção da pavimentação asfáltica; alargamento da estrada; colocação de faixas de sinalização horizontal em toda a estrada; instalação de barreiras de controle de velocidade; conclusão imediata da obra de pavimentação com pedras irregulares no trecho final e construção de Ciclovia.

 

 

Visita ao local

 

Em novembro de 2021 o deputado estadual Goura (PDT) esteve na região e pode conferir de perto a situação da estrada. Na ocasião, Goura solicitou aos órgãos estaduais responsáveis a sinalização imediata da via e a instalação de redutores de velocidade, tendo em vista a grande circulação de ciclistas, entre outras melhorias.

 

Em resposta ao ofício encaminhado pelo deputado Goura, o DER informou que a responsabilidade pela estrada é do município. Já o município alega que a responsabilidade é do Estado.

 

Leia mais sobre a visita de Goura à região no link abaixo:

 

Turismo de Base Comunitária é tema de encontro em Guarapuava

 

Fotos: Clarita Rickli

 

Serviço: Lançamento do abaixo-assinado JUNTOS PELA ESTRADA

Local: Estrada do Guairacá, KM 08, entrada para a Comunidade Morro Grande

Data: próximo domingo (03/07)

Hora: a partir das 09h, durante o dia todo, um grupo estará coletando assinaturas e fazendo um trabalho de conscientização da população

Acesse o link e assine o documento eletrônico:

http://www.change.org/vamosJuntosPelaEstrada