Mandato Goura

Presidente da Comissão de Meio Ambiente visita o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde

O presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Goura (PDT), visitou o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), nesta quarta-feira (19), para conhecer como atua e funciona esta unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

 

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde é responsável pelo policiamento ambiental e apoio a outros órgãos na proteção, preservação e fiscalização do meio ambiente no estado. Foi criado em 1957 como Corpo de Polícia Florestal e, depois de várias reformulações, recebeu a atual denominação, em 2013.

 

Convite do comandante da Força Verde

 

O deputado explicou que a visita atendeu a um convite do comandante da Força Verde, tenente-coronel Julio Cesar Vieira Da Rosa, para conhecer as instalações e saber como é atuação dos policiais militares do batalhão.

 

Por causa de um compromisso de última hora no interior do Paraná, o comandante foi representado pelos capitães Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, chefe do setor de pessoal, e Vitor Marini Souza Azevedo, chefe setor de convênios e contratos, e pelo tenente André Felipe Kovalczkowski, chefe do setor de inteligência e comandante da Rotam – Ambiental.

 

Papel fundamental da Força Verde

 

“Como presidente da Comissão de Meio Ambiente reafirmei o reconhecimento do papel fundamental do Batalhão da Força Verde, não só pelo papel de polícia e de apoio aos órgãos ambientais na fiscalização, mas também pelo que representa para a sociedade na defesa e preservação do meio ambiente”, disse Goura.

 

O capitão Azevedo explicou que a Força Verde, além de atuar no policiamento ostensivo repressivo e preventivo, também trabalha em cooperação com outros órgãos público que atuam na área. “O principal é com o Instituto Água e Terra (IAT), que concede à Força Verde o poder de autuar as infrações ambientais”, explicou ele.

 

Unidades de Conservação

 

Segundo o capitão Nairo, uma das atribuições da Força Verde é o policiamento e fiscalização nas Unidades de Conservação do Paraná. “São 70 UC’s no estado e destas 29 são abertas à visitação. Fazemos o máximo possível para atender as ocorrências. O ideal seria que todas tivessem planos de manejo e detalhassem o que pode e não pode”, informou ele.

 

“Vamos estudar como podemos fortalecer a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde principalmente em relação às Unidades de Conservação que recebem visitantes. É preciso que as unidades que recebem visitantes tenham seus planos de manejo atualizados e quando não tiverem, que sejam criados e efetivados”, disse o deputado Goura.

 

Portaria do CG nº 807/2022 da PMPR

 

O deputado Goura também informou aos oficiais que o recepcionaram que enviou um requerimento (Nº 3000/2022), com pedido de informações, ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, sobre a Portaria do CG nº 807/2022, da PMPR. Que regula a transferência e o tempo de classificação de militares estaduais no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e no Batalhão de Polícia Ambiental “Força Verde” (BPAmb – FV).

 

“Fomos informados que essa norma limita a permanência dos policiais em apenas quatro anos nos batalhões especializados e impôs o limite de dezoito meses para permanência nessas unidades policiais”, explicou Goura. Ele disse que espera a resposta da SESP em breve.

 

Confira abaixo a íntegra do Requerimento 3000/2022:

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Get Curated Post Updates!

Sign up for my newsletter to see new photos, tips, and blog posts.

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!

Pular para o conteúdo