Semana Lixo Zero Paraná contará com coleta de lixo eletrônico na Alep

Em tempos de obsolescência programada (quando um produto se torna ultrapassado ou não-funcional propositalmente) é comum acumularmos em casa o que chamamos de lixo eletrônico. A maioria das pessoas sabe que esse tipo de material não deve ser descartado no lixo comum, porém, muitos não sabem onde se faz o descarte correto.

Foi pensando nisso, que a Semana Lixo Zero Paraná, instituída por meio da Lei 19.979/19, de autoria do deputado Goura (PDT), em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), propôs como uma das ações principais a mobilização pelo descarte ambientalmente responsável do lixo eletrônico.

A partir de segunda-feira (24) até o dia 30 de outubro, a Alep disponibiliza no hall de entrada do prédio administrativo (na Praça Nossa Senhora da Salete s/n) coletores para o descarte de lixo eletrônico. O objetivo é receber o maior volume possível desses produtos e dar o destino correto a eles.

Portanto, se você tem em casa algum aparelho ou dispositivo sem uso, como celular, computador, cabos, carregadores, baterias, etc., pode trazer até a Alep durante o horário comercial.

A gestora ambiental e assessora do Mandato Goura, Iracema Bernardes, explica que “isso é importante porque muitas destas peças contêm elementos tóxicos, como mercúrio e cádmio, e podem contaminar água e solo se não forem destinadas de modo adequado”.

O Tribunal de Justiça do Paraná também aderiu a Semana Lixo Zero e fará a coleta de lixo eletrônico. Além disso, o Mandato Goura encaminhou e-mail para todas as prefeituras do Paraná para que elas também aderissem à mobilização.

Toda programação da Semana Lixo Zero Paraná pode ser acompanhada pelo Instagram @pr_lixozero.

 

 

Semana Lixo Zero Brasil

A Semana Lixo Zero vai movimentar o Brasil e toda América Latina, de 21 a 30 de outubro de 2022, com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para que as pessoas consigam trocar experiências e compartilhar problemas e soluções relativas ao lixo da cidade. Ótima oportunidade para aprender sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos e consumo.

Mais informações sobre as ações que serão desenvolvidas você pode encontrar acessando o link abaixo.

http://fatoagenda.com.br/2022/10/18/semana-lixo-zero-parana-2022-convida-voce-tratar-os-residuos-com-dignidade/

Para a embaixadora Lixo Zero no Paraná, Flávia Sotto Maior, o “Lixo Zero é um movimento inspirador, é a união de pessoas e de propósitos para a criação de uma cultura de cuidado com a Terra e com todos os seres. Essa rede mobiliza todos os setores da sociedade e evidencia as boas práticas e bons exemplos para inspirar as pessoas, ajudando a construir um mundo melhor”.

Abertura da Semana Lixo Zero Paraná

Nesta sexta-feira (21), a partir das 17h30, no Terraço Verde, acontece a abertura da Semana Lixo Zero Paraná. O evento contará com oficina de compostagem, percurso sustentável e happy hour. Mais informações podem ser acessadas através do Instagran @terracoverdecuritiba ou pelo site www.terracoverde.eco.br.