A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), promove, nesta quinta-feira (27), a partir das 14 horas, a audiência pública on-line “Fórum Regional Municípios Lixo Zero – Região Sul”, com o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e Paraná Lixo Zero.

 

A audiência será transmitida pelas redes sociais da Alep e retransmitida pelas assembleias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

O objetivo é apresentar e debater as melhores práticas e tecnologias na gestão de resíduos desenvolvidas nos estados do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e que estão relacionadas ao conceito lixo zero, no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

 

O fórum também é um dos eventos preparatórios para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá em junho, em Brasília (DF), onde serão apresentadas as boas práticas do Brasil e exemplos internacionais.

 

O deputado estadual Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, fará a abertura e conduzirá a audiência, que terá como representante da Assembleia do Rio Grande do Sul (ALRS), a deputada estadual Juliana Brizola (PDT), e da Assembleia de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD).

 

Participam pela Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) as vereadoras, Maria Leticia (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente, e Amália Tortato (Novo).

Convidados

 

Participam como convidados o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini; o promotor de Justiça CAOP Meio Ambiente do MP-PR, Alexandre Gaio; a diretora-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Fabiana Campos; o vereador de Florianópolis (SC), Marcos José de Abreu, o Marquito, e Roselaine Mendes Ferreira do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR).

 

Boas práticas

 

As boas práticas que serão apresentadas do Paraná são dos municípios de Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Marialva; do Rio Grande do Sul são dos municípios de Lajeado; Santiago e Venâncio Aires e de Santa Catarina são dos municípios de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó.

 

Semana Lixo Zero

 

O deputado Goura destacou que o tema é relevante e que a Assembleia Legislativa tem atuado sobre o tema dos resíduos sólidos. “Soomos o autor do projeto de lei, que foi subscrito por diversos colegas, que foi sancionado como a Lei 19.979/2019, que institui a Semana Estadual do Lixo Zero no Paraná, a ser realizada anualmente na última semana do mês de outubro”, explicou.