Classes artísticas do Paraná querem recriação da Secretaria de Estado da Cultura

O deputado Goura participou da reunião entre os representantes da classe artística e cultural do Paraná com o vice-governador Darci Piana para tratar das reivindicações de artistas, produtores e gestores culturais, que querem que seja recriada a Secretaria de Estado da Cultura, que aconteceu, nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu.

“Por uma Secretaria de Cultura no estado do Paraná!”

“Acompanhamos os representantes da classe artística paranaense nesta reunião com o vice-governador Darci Piana, quando foram apresentadas as demandas urgentes do setor. A principal delas é a recriação de uma secretaria própria e exclusiva para a Cultura, com orçamento digno e expressivo”, disse Goura.

Ele explicou que também estava presente na reunião como integrante da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná. “Em abril do ano passado, a Comissão de Cultura da Assembleia promoveu uma audiência pública para debater sobre políticas públicas ao setor cultural no Paraná. Na ocasião, criticamos o fim da Secretaria de Cultura e a fusão com a de Comunicação.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Descaso com a cultura

Goura lembrou que o fim da secretaria foi rechaçada pela maioria dos participantes da audiência pública e que a sua recriação foi uma das principais reivindicações das classes artísticas. “Já se passou quase um ano daquela audiência. A Superintendência de Cultura, que foi criada, está sem chefia há mais de oito meses. Este descaso com a cultura é inadmissível”, criticou.

Leia a matéria sobre a audiência pública da cultura clicando na foto abaixo:

O assessor de Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jewan Antunes, que foi um dos articuladores da reunião, disse que a reunião foi importante. “É preciso pôr em prática o Plano Estadual de Cultura e alinhar o plano com as necessidades da comunidade cultural e artística do Estado e com as políticas públicas desta área.”