Deputado Goura, transitando na política entre a Feira Mística e o PT de Pinhais

A política não acontece só nos espaços tradicionais da política. Não se realiza só nos parlamentos, palácios e gabinetes. E também não é feita só de forma convencional e formal. Afinal, como dizia Aristóteles (384 a.C.), “o homem é por natureza um animal político (zoon politikon)” e é por isso que a política pode ser feita em todos os lugares e o tempo todo.

Um exemplo bem prático, que explicita esta introdução, aconteceu, neste sábado (7), com o deputado estadual Goura. Em dois eventos diferentes, ele conseguiu transitar por públicos diversos em espaços considerados, de certa forma, inusitados. Goura participou, no final da tarde, da Feira Mística e, no início da noite, de uma reunião partidária com pessoas de outro partido que não é o seu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Falando de política

E em ambos os lugares, Goura falou sobre política. Tratou de política de forma diversa e com diferentes pessoas. No primeiro evento, na Feira Mística, ele fez uma palestra sobre “Karma Yoga, Ativismo e Política” e no outro falou sobre “Curitiba e Região Livres de Agrotóxicos” para dirigentes, filiados e simpatizantes do Diretório Municipal do PT de Pinhais.

“São estas situações que parecem inusitadas que também me motivam a fazer política. Num momento falei sobre conceitos espirituais e como eles são essenciais para se fazer política com ética. Noutro falei sobre ações que afetam o meio ambiente de forma prejudicial, no caso, o uso dos agrotóxicos, e como isso também afeta como pessoas politicamente. Neste caso por falta de uma ética”, comentou Goura.

O deputado deixou claro que que a participação em eventos como estes criam uma diversidade de situações que o colocam em situações singulares e que muitas vezes exigem uma capacidade de adaptação e de flexibilidade diferentes do que acontece no dia a dia do parlamento. “São públicos tão diferentes que não é possível agir como se estivesse participando das atividades da Assembleia Legislativa”, disse.

Feira Mística

No evento, o deputado Goura falou para um público interessado no Yoga ou que de alguma forma tinham curiosidade pelo tema associado ao ativismo e à política. Ele usou como base na palestra o texto religioso Bhagavad Gita, que em sânscrito significa “canção do bem-aventurado”, que relata o diálogo de Krishna, considerado como a suprema personalidade de Deus – verdade absoluta e inconcebível – com Arjuna, seu discípulo guerreiro, em pleno campo de batalha.

“Talvez o ensinamento mais importante deste texto seja o que fala que não é possível se omitir. Que é preciso cumprir o seu carma. Que não dá pra ficar na omissão, segundo Krishina diz a Arjuna. E podemos trazer isso para a nossa vida, para a política. Nós não podemos ficar na inação diante do mundo”, explicou Goura. “Este é o de princípio do carma yoga”, disse.

Goura explicou que esta é uma atitude altruísta e determinada por algumas ações como a atitude correta e a motivação adequada. “Que neste que no caso é não ansiar por resultados. Krishina fala que Arjuna deve cumprir o seu dever e fazer o melhor que pode. Como na história do passarinho que vai sempre à árvore em busca dos frutos, mas só os obterá quando eles estiverem prontos, no tempo certo”.

Assista ao vídeo e confira um trecho da palestra:

PT Pinhais – Livres de Agrotóxicos

Na conversa no PT de Pinhais, Goura explicou o projeto de lei Nº 438/2019, protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná, que propõe Curitiba e Região Metropolitana livres de agrotóxicos. O convite foi feito pelos integrantes do diretório municipal Eduardo Almeida, presidente; Anderson Martins, coordenação de comunicação e Ivone Carvalho, vice-presidente.

“Fico muito feliz em estar aqui. De poder falar sobre um projeto para militantes de outro partido e ser recebido com respeito. Este é um exemplo prático de política não sectária e que contribui muito para superarmos os dias difíceis que vivemos na política a partir da vitória dos setores reacionários e mais atrasados da política, tanto no Paraná como no Brasil”, afirmou Goura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Almeida, que falou em nome do diretório, elogiou a disposição do deputado Goura em participar de uma atividade partidária num sábado à noite. “Mesmo que fosse um evento com colegas do PDT já seria muito comprometimento. Mas falar para pessoas de outro partido é um exemplo para todos nós”, disse ele.

Goura explicou aos participantes os objetivos e principais argumentos em defesa do PL Curitiba e Região Livres de Agrotóxicos. “O projeto prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030. O objetivo da proposta é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e favorecer a produção orgânica e sustentável”, contou.

Veja, clicando na imagem abaixo, a apresentação feita pelo deputado: