Fórum Lixo Zero e Audiência Pública sobre Pesca Artesanal movimentam o litoral do Paraná nesta quinta (23) e sexta-feira (24)

Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o deputado estadual Goura (PDT) cumpre uma extensa agenda no litoral do Paraná. As ações se iniciam com o 1º Fórum Litoral Lixo Zero, em Pontal do Paraná, e se encerram com a 2ª Audiência Pública sobre Pesca Artesanal, em Paranaguá.

 

Na quinta-feira à noite, a partir das 19 horas, Goura participa da Convenção Municipal do PDT de Pontal do Paraná. O evento será realizado na Câmara Municipal e contará com a presença de outras lideranças estaduais e municipais do partido, a exemplo do deputado federal Gustavo Fruet e da professora Eneida Desiree Salgado.

 

 

1º Fórum Litoral Lixo Zero

 

O Fórum é realizado pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais (CEMPA), pela Universidade Federal do Paraná Litoral e pelo Paraná Lixo Zero. O evento será presencial com início às 13h30, no Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Paraná.

 

“O Fórum Lixo Zero traz como proposta o intercâmbio de experiências e políticas públicas, tendo como pilares o ambiental, o social e o econômico”, explica o deputado estadual Goura (PDT), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Alep.

 

O Fórum contará com as seguintes temáticas: instituições públicas; boas práticas; sociedade e educação. Faça seu cadastramento aqui.

 

Aulas Abertas Unespar

 

Na sexta-feira pela manhã, Goura fará uma palestra sobre as ações da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais (CEMPA) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus Paranaguá.

 

O evento faz parte da programação das aulas abertas do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI). As aulas serão em modelo híbrido, sendo que a parte presencial será no auditório Luis Carlos dos Santos (Bloco C) na Unespar campus de Paranaguá e transmitida pelo Google Meet.

 

Audiência Pública sobre Pesca Artesanal

 

A primeira audiência pública sobre a Pesca Artesanal no litoral foi realizada pela CEMPA em 18 de abril deste ano, de forma online. O evento serviu como espaço de fala para as diversas comunidades apresentarem suas condições de vida, trabalho e demandas locais.

 

Agora, presencialmente, o objetivo é apresentar os encaminhamentos das demandas identificadas durante a etapa online e disponibilizar às comunidades de pescadores artesanais informações e esclarecimentos sobre projetos, serviços e iniciativas que sejam de seu interesse, relacionados à formalização da atividade, questões fundiárias, fontes de financiamento e regulamentação documental, cooperativismo, entre outros.

 

O deputado Goura ressalta que a intenção é construir coletivamente sugestões para atualização da legislação que rege as práticas profissionais da pesca artesanal no Paraná, bem como fortalecer os canais de comunicação.

 

“São diversas as necessidades socioeconômicas das comunidades de pescadores artesanais do litoral do Paraná, bem como as dificuldades de acesso à informação e assessoramento. Por isso é urgente construir canais de comunicação para fornecer informações que sejam do interesse das comunidades”, frisou.

 

A Audiência Pública, que será realizada a partir das 13h no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, contará com a participação de representantes das colônias e associações de pescadores e de secretarias de meio ambiente dos municípios de Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos; representantes do IBAMA; Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Sebrae; Força Verde; Instituto Água e Terra (IAT); associações, movimentos e lideranças comunitárias, bem como a comunidade científica.

 

Veja programação completa abaixo.