O fortalecimento e incentivo à produção orgânica, à compostagem, ao cicloturismo e ao turismo de natureza foram os principais temas da visita do deputado estadual Goura (PDT), na quinta-feira (20), ao município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

 

Acompanhando pelo prefeito José Altair Moreira (PP) e por uma equipe da prefeitura, Goura visitou vários pontos turísticos do município, que faz divisa com o estado de Santa Catarina e tem na sua história fatos como a Revolução Federalista, ocorrida em 1893.

 

Com pouco mais de 17 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020, Tijucas do Sul está localizado a 64 quilômetros da capital paranaense e tem na agricultura a sua principal atividade econômica, com destaque para a produção de orgânicos. Uma das novas metas da prefeitura é fazer do município uma referência em boas práticas de compostagem.

 

RMC Livre de Agrotóxicos

 

O deputado Goura apresentou ao prefeito e à equipe, o projeto de sua autoria, e que tramita na Assembleia Legislativa, que propõe Curitiba e RM Livre de Agrotóxicos, bem como a campanha que incentiva a prática da compostagem.

 

Goura lembrou que o Paraná é hoje o maior produtor de orgânicos do Brasil e tem ainda muito potencial para crescer, pois a demanda por orgânicos vem aumentando nos últimos anos.

 

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 3.502 produtores paranaenses estão cadastrados na atividade e são responsáveis por 17,54% da produção nacional de orgânicos. Segundo o ministério, as unidades produtivas que trabalham com orgânicos no Paraná estão presentes em 177 municípios.

 

“De 2012 a 2019 o número de produtores orgânicos cadastrados no Mapa triplicou, passando de pouco mais de 5,9 mil para mais de 17,7 mil. E agora, com a pandemia, percebemos que a demanda aumentou ainda mais”, disse Goura.

 

“Portanto, estamos no momento ideal para incentivar e fortalecer a produção orgânica e todos os benefícios que ela traz em termos de geração de renda e qualidade de vida”, afirmou.

 

 

Cicloturismo e turismo rural

 

O incentivo ao cicloturismo e ao turismo rural também foram pauta da reunião com a equipe da prefeitura de Tijucas do Sul. E para conhecer mais o potencial do município para o setor, Goura percorreu vários pontos turísticos.

 

Goura conheceu a propriedade da senhora Joana Vaiant, no loteamento Anny Luize, onde são encontrados remanescentes das trincheiras de defesa construídas durante a Revolução Federalista.

 

Outro local visitado foi o Espaço Sergius Erdelyi, no qual é possível conhecer o parque de esculturas, áreas verdes, tanque e o Museu Sergius Erdelyi. A professora Rosângela Bazzi foi quem apresentou o museu contando um pouco a história do artista austríaco, que viveu no município por 40 anos, e de suas obras.

 

Marília Dissenha Fagundes, proprietária do Espaço Criativo Sabiá Laranjeiras, mostrou a propriedade, que foi projetada e construída pelo artista Sergius Erdelyi, ao deputado.

 

 

Casa e ateliê de Sergius Erdelyi

 

O artista passou a morar no local quando veio residir em Tijucas do Sul, em meados dos anos 1970. Além da casa, Goura também visitou o ateliê do artista de onde é possível avistar a Capela São Francisco aonde se encontram as cinzas de Sergius, falecido em 2015.

 

Goura também visitou o Recanto Saltinho onde e foi recepcionado pelo casal Jane Dissenha e Adelar Cristóvão Fagundes. O local abriga uma cachoeira com queda de aproximadamente 18 metros de altura, formada pelo Rio da Várzea. A equipe também visitou a Lagoa Azul localizada às margens da estrada principal do Saltinho.

 

 

Governança Metropolitana

 

Goura afirmou que Tijucas do Sul, com tantos atributos ambientais, históricos e turísticos, é fundamental para o fortalecimento da Região Metropolitana.

 

“Tenho defendido há bastante tempo a estruturação de uma governança metropolitana que possa trabalhar na perspectiva de identificar os pontos fortes e quais precisam ser trabalhados para que o desenvolvimento econômico aconteça com melhoria na qualidade de vida da população e respeito ao meio ambiente”, afirmou Goura.

 

Comitiva

 

Acompanharam a visita o vice-prefeito, professor Claudemir Pereira da Rocha (PROS); o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Manoel Marcos da Silva; a turismóloga, Luciana Mickus Pichorim; o professor de Biologia, Hamilton Claudino; a professora de História, Gisele Jareck; o presidente do Concidade, Márcio Joel Ferreira; o assessor de imprensa, Thiago Ramos; o chefe de gabinete do Mandato Goura, Ivo Reck; o assessor parlamentar, Leonardo Rocha e do fotógrafo Oruê Brasileiro.

 

Durante todo o trajeto e visitas foram observados os protocolos de segurança relativos à COVID-19.