O Mandato Goura produziu a cartilha “Um Breve Guia Sobre Cicloturismo” com o objetivo de divulgar as principais informações a respeito dessa modalidade de turismo ecológico que mais cresce no Brasil e no mundo.

Clique na foto abaixo e acesse o pdf do guia:

O deputado Goura defende a proposta de criação de uma política estadual de cicloturismo e apresentou o PL 256/2019, que institui, a Lei do Cicloturismo do Paraná. “Ter uma política pública de incentivo ao cicloturismo seria inédito no Brasil. E nós queremos o Paraná na vanguarda desta política”, explicou.

Realidade no Paraná

Segundo Goura, o cicloturismo já é uma realidade no Paraná com vários circuitos e rotas. “Queremos criar uma política pública estadual para fomentar e desenvolver o cicloturismo no estado, apontando diretrizes, incentivos e formas para sua implantação”, comentou.

Baixo impacto

Goura destacou que o cicloturismo requer investimentos mínimos e que é uma atividade de baixo impacto para a natureza e beneficia as economias locais. “Enquanto poucas cidades possuem atrativos turísticos convencionais, quase todas possuem atrativos aos cicloturistas”.

Atrativos

Ele explicou que o cicloturista se diferencia do turista comum porque seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente percorre estradas rurais e secundárias, recheadas de atrativos naturais e culturais.

Lugares e pessoas

“Quem usa a bicicleta para o turismo que conhecer os lugares e as pessoas. Isto beneficia a economia das comunidades locais com poucos investimentos, que seriam em sinalizações, panfletos, mapas e publicações na internet, sites e redes sociais, com as informações dos circuitos e rotas de cicloturismo”, informou.