O projeto de lei 748/2019, que institui o título de Cidade Amiga da Bicicleta, foi aprovado, nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto, de autoria dos deputados Goura (PDT), Hussein Bakri (PSD) e do ex-deputado Elio Rusch (DEM) vai conceder o título às cidades nas quais o uso da bicicleta é reconhecido como meio de transporte e a mobilidade sustentável é incentivada.

Com a aprovação da nova lei, três municípios receberam o título de Cidade Amiga da Bicicleta: Paranaguá, Marechal Cândido Rondon e União da Vitória, que já demonstraram ter uma relação com a bicicleta como meio de transporte. Segundo os autores, outro objetivo da lei é fomentar estudos, planejamento, manutenção e aprimoramento da estrutura viária dos municípios contemplados com o título.

Forma de incentivo

“A criação deste título é uma forma de incentivar o Paraná a valorizar cada vez mais os ciclistas e o uso da bicicleta. Todos sabemos dos muitos benefícios à saúde, à economia e à mobilidade nas cidades que a bicicleta proporciona”, comentou o deputado Goura.

Confira, abaixo, a íntegra do projeto de lei a sua tramitação clicando na foto:

Ele lembrou que além de ser uma alternativa de transporte a bicicleta também tem outros usos que podem agregar valor às economias locais. “Um exemplo é o cicloturismo, que movimenta diversos setores, da hotelaria ao da alimentação. Também incentiva os esportes com bicicleta.”

O deputado Goura disse que a nova lei também servirá para que a população cobre dos prefeitos e do governo uma atenção maior para a mobilidade ativa, principalmente na melhoria de infraestrutura cicloviária nas cidades e regiões metropolitanas. “Temos que ter políticas públicas efetivas para a bicicleta no Paraná e a nova lei vai colaborar para que isso aconteça.”