Mandato Goura faz plantio de árvores para compensar emissões de carbono de 2019

O Mandato Goura realizou, na sexta-feira (14), uma ação para compensar a emissão de carbono produzida com suas atividades durante o ano de 2019. Para isso, foram plantadas 240 mudas de árvores, em uma área no Bairro de santa Felicidade, em Curitiba.

Foram parceiros na ação, a Empresa Júnior de Consultoria e Planejamentos Florestais (Coplaf), formada por estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFPR e a empresa Nos Alpes, que comercializa vestuário e equipamentos para montanhistas e ciclistas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“É impossível causar zero impacto no meio ambiente, mas é possível, e necessário, tentar reduzi-lo ao máximo. Emitimos 26,4 mil kg/CO2 em 2019 e com esta ação de plantio conseguimos, com as 240 mudas, compensar a emissão de quase 40 mil Kg de CO2 em um período de 20 anos, conforme o inventário feito pela Coplaf”, explicou o deputado Goura.

PL da compensação de CO2

Goura também comentou a ideia de se criar um projeto de lei para parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná também possam compensar suas emissões de carbono. “Vamos conversar com outros deputados sensíveis às questões ambientais e propor a criação deste projeto de lei”, informou. “Acredito que a proposta será bem recebida.”

Segundo os dados da Coplaf, que realizou um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), com um inventário para a compensação, seria necessário plantar 163 mudas, já que cada uma é capaz de sequestrar 163,14 kg/CO2 no período de 20 anos. “Com as 240 árvores plantadas conseguimos um saldo para as emissões futuras do mandato”, disse Goura.

Programa 100 mil Árvores

As mudas foram doadas pelo Horto Municipal da Barreirinha da Prefeitura de Curitiba e também serão contadas como parte do Programa 100 Mil Árvores para Curitiba. Saiba mais sobre este projeto aqui: https://www.100milarvores.com.br/ .

Confira a lista das mudas plantadas:

Tarumã – 7

Açoita cavalo – 8

Ingá macaco – 6

Canafístula -5

Jacarandá – 3

Ipê roxo – 3

Guabiroba – 3

Quaresmeira – 10

Pata de vaca – 25

Pitanga – 10

Ingá banana – 10

Angico – 6

Migué pintado – 5

Cuvatã – 3

Aroeira salsa – 5

Erva mate – 5

Timbó – 10

Saboeiro – 5

Uvaia – 10

Ipê roxo – 15

Ipê Umbellata – 15

Ipê amarelo miúdo – 15

Aroeira – 30

Dedaleiro – 24